Pau Gasol, ex-jogador do time de basquete do FC Barcelona entre 1999 e 2001, é o mais novo embaixador do clube azul-grená. O atleta catalão se transferiu para a NBA após sua passagem pelo Barça e, agora, terá como responsabilidade exercer o papel de assessor estratégico, embaixador global e partner da entidade culer nos Estados Unidos. O contrato de Gasol com o Barcelona terá duração de dois anos, e foi assinado em Miami, em um ato que contou com a presença do presidente do clube, Josep Maria Bartomeu.
Novas oportunidades de negócio
De acordo com o clube, o principal objetivo da incorporação de Pau Gasol é “fortalecer a marca ‘Barça’ nos Estados Unidos, sob os aspectos esportivos e empresariais”. No comunicado do FC Barcelona sobre a parceria com Gasol, é dito que ele “é um aliado ideal para ajudar, também, a abrir novas oportunidades de negócio graças ao seu prestígio, experiência e rede de contatos no país”. O acordo também inclui uma colaboração entre as entidades sociais Fundació Barça e a Gasol Foundation, que terá como missão “criar e executar programas nos Estados Unidos e em outras partes do mundo para prestar assistência às crianças em condições de vida desfavoráveis”.
Josep Maria Bartomeu: ‘Um grande orgulho poder contar com ele’
O presidente do FC Barcelona não economizou palavras para descrever o que pensava sobre o retorno, com um novo papel, de Pau Gasol: “É um orgulho enorme voltar a contar com ele no clube. Voltará a representar o Barça, não na quadra, mas em um mundo onde é preciso ganhar partidas como a da imagem, a da marca, a da relação com os fãs e a do compromisso social. É uma grande notícia contar com Pau Gasol como assessor estratégico e embaixador do Barça em um país chave para o crescimento da nossa marca, como são os Estados Unidos, onde queremos ser ainda mais conhecidos, admirados e amados”.
Pau Gasol: ‘Espero ajudar com o conhecimento que adquiri’
Gasol mostrou sua enorme satisfação com seu novo papel desta forma: “É uma honra representar o Barça fora das quadras, e estou muito entusiasmado com o desafio. Depois de tantos anos jogando na melhor Liga de basquete do mundo, espero, com o conhecimento que adquiri, ajudar o clube a consolidar sua marca nos Estados Unidos. Este país é admirado pelo seu dinamismo, capacidade empreendedora, e tem um dos mercados mais competitivos do mundo”.
O atleta catalão de 38 anos defende, atualmente, o Milwaukee Bucks.