Nesta sexta-feira, o líder de Esquerra Republicana de Catalunya Oriol Junqueras, assistirá, presencialmente, à segunda sessão do debate de posse de Pere Aragonès como presidente da Catalunha. Graças a uma licença penitenciária, Junqueras estará no Parlamento catalão a partir das 10h45, quando será recebido por membros do grupo de ERC.
Vale a pena ler: Como será o debate de investidura de Pere Aragonès como novo presidente da Catalunha?
A segunda sessão do debate de investidura
Conforme a programação anunciada pela presidenta do Parlamento da Catalunha, Laura Borràs, a segunda sessão do debate de investidura de Pere Aragonès como novo presidente catalão começará às 09h desta sexta-feira.
A primeira sessão foi marcada por uma breve apresentação de Pere Aragonès sobre o programa de seu governo, que inclui “quatro bandeiras: social, ecológica, feminista e democrática”. O candidato republicano também afirmou que seu governo trabalhará para “culminar o processo de independência da Catalunha”, voltando, porém, a defender um referendo negociado com o governo da Espanha.
Vale a pena ler: Independentismo escocês conquista maioria absoluta, e desafia Londres
Além de Aragonès, os porta-vozes dos partidos PSC (Salvador Illa) e Junts per Catalunya (Albert Batet) fizeram discursos. De acordo com o ex-Ministro de Saúde do governo espanhol, seu partido fará uma oposição “educada” e de apoio no âmbito sanitário. Entretanto, criticou os pontos relacionados ao confronto proposto pelos partidos independentistas contra o Estado espanhol, e disse confiar no “espírito dialogante” de Pere Aragonès.
Albert Batet, por sua vez, admitiu que o pacto entre Junts per Catalunya e ERC, que permite a formação do governo de coalizão após meses de impasse, “não despertava tantas expectativas como na legislatura anterior”, mas que isso pode ser “positivo”. Batet pediu desculpas aos eleitores pela demora nas negociações entre os dois partidos independentistas, e reivindicou que, apesar das ações espanholas, “o independentismo segue vivo”.