Òmnium se reuniu hoje com a comissionada de Uso Social do Catalão da Prefeitura de Barcelona, Marta Salicrú, e solicitou o compromisso do conselho para acabar com as discriminações linguísticas e garantir os direitos da cidadania.
A entidade transmitiu à comissionada a preocupação com as situações de discriminação linguística que, segundo relata, têm sido denunciadas publicamente em Barcelona nos últimos meses. Também expressou preocupação com o nível de uso do catalão na cidade e solicitou medidas urgentes para reverter a tendência de queda. Entre as propostas, Òmnium deseja eliminar as listas de espera nos cursos para aprender catalão até o final do mandato e multiplicar os espaços de socialização dos jovens em catalão.
Òmnium insistiu que as instituições públicas, com os mecanismos de que dispõem, são responsáveis por garantir o cumprimento da normativa vigente sobre a língua catalã em Barcelona. Também propôs comunicar aos comércios seus direitos e deveres linguísticos e prestar contas sobre como a administração repara as denúncias de discriminação linguística, com um procedimento transparente tanto para os cidadãos quanto para os comércios.
Por fim, Òmnium se comprometeu a continuar pressionando as instituições, mas também a trabalhar para fortalecer o catalão em cada distrito, especialmente entre os jovens e os novos falantes.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*