Desfrutemos de Messi a cada jogo. Aos seus 31 anos, o argentino maravilha como sempre, e deixa em evidência aqueles que lhe deram o 5º lugar na lista dos melhores do mundo de 2018. Neste domingo, Messi alcançou algumas marcas incríveis, contribuiu com três gols na goleada azul-grená, e marcou um gol à altura de sua classe.
O primeiro gol do jogo foi seu. Bola posicionada próximo à meia-lua, um pouco à sua direita. Batida de esquerda, forte, técnica, no ângulo. O Barça inaugurava o placar em Villamarín, controlava a partida, mas o Betis reagia com perigo. Graças ao excelente estado de forma da defesa culer, a vantagem se manteve. E aumentou. No fim do primeiro tempo, Messi recebeu assistência de Suárez, e marcou seu segundo gol. A vitória parcial do time catalão lhe dava uma liderança ainda mais folgada: 10 pontos sobre o 2º colocado.
Um segundo tempo de aplausos
Apesar da boa vantagem, a equipe dirigida por Ernesto Valverde seguia com vontade de mais gols. O terceiro chegou com Luis Suárez, que igualou a melhor marca de gols feitos por um jogador uruguaio na Liga. Por enquanto, Suárez e Forlán (ex-atacante do Atlético de Madrid) dividem a particular artilharia com 128 gols. Logicamente, será apenas uma questão de tempo para que o camisa ‘9’ do Barça assuma a liderança. Vale a pena lembrar que, no começo deste ano, Suárez se tornou um dos 5 maiores artilheiros da história do FC Barcelona.
O melhor estava por vir. Antes, porém, Loren diminuiu a diferença no placar com um chute muito bem colocado (1 – 3). Vencer a partida contra o Betis, em seu estádio, já seria uma grande notícia, mas quando Messi está em campo, coisas maravilhosas acontecem, e os titulares jornalísticos são mais caprichados. A pouco mais de 5 minutos para o fim do jogo, Rakitic recebeu passe de Messi à esquerda da área bética. O croata esperou um melhor posicionamento do argentino, lhe devolveu a bola e, com um toque sutil e de primeira, Messi desenhou uma parábola que fez o corpo do goleiro Pau López voar… em vão. O leve resvalar da bola no travessão foi um capricho a mais. Hat-trick de Lionel Messi, aplausos da torcida do Betis, goleada do Barça e mais uma obra de arte do incomparável e único camisa ’10’ argentino.
Recordes
O triunfo do Barça contra o Betis foi o de número 477 para Messi com a camisa catalã. Com a nova vitória, o cinco vezes melhor jogador do mundo supera o lendário centrocampista Xavi Hernández, e é o jogador com mais vitórias na história da entidade blaugrana. O argentino precisou de 674 partidas para alcançar a marca. O catalão, por sua vez, disputou 767 jogos.
A marca de 674 partidas disputadas com o Barcelona iguala a de Andrés Iniesta. À frente do argentino, apenas um jogador: Xavi, com 767 encontros. Também será uma questão de tempo para que Messi bata outro recorde.
Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha
O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.