O secretariado da CUP propõe Xavier Pellicer como substituto de Laia Estrada

Mais publicações

O secretariado da CUP proporá amanhã à mesa nacional o advogado e ativista Xavier Pellicer como novo deputado no Parlamento da Catalunha em substituição a Laia Estrada, que renunciou no final de julho por discordâncias políticas com a formação. A mesa, que se reunirá amanhã em Vilassar de Dalt (Maresme), é o órgão máximo entre assembleias. Reúne-se mensalmente e é composta pelo secretariado nacional, cargos eleitos e representantes territoriais e também setoriais.

A proposta do secretariado nacional, portanto, é que a lista siga normalmente e que Pellicer assuma, que era o quarto da lista por Barcelona. No entanto, não está descartado que possa haver surpresas se houver discordâncias entre os integrantes da mesa nacional.

Pellicer, nascido em 1983 em Sabadell (Vallès Occidental), ocupou a quarta posição na lista da CUP por Barcelona nas eleições de maio de 2024 e, portanto, era o próximo a substituir Estrada. Já havia sido deputado entre 2021 e 2023. Sua trajetória política está ligada aos movimentos sociais e à sua atuação como porta-voz da Alerta Solidària, associação vinculada à esquerda independentista que oferece suporte jurídico diante da repressão.

Estrada, que liderou a lista da CUP em 2024 e presidia o grupo parlamentar, renunciou em 23 de julho por discordâncias com a direção sobre o rumo do partido após o denominado Procés de Garbí, com o qual a organização redefiniu a estratégia para abrir-se a acordos pontuais com o governo.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -