O rapper Residente não se apresentará mais no Festival Internacional de Benicàssim (FIB), programado para os dias 18 a 20 de julho, devido à ligação do evento musical com o fundo de investimento norte-americano KKR. Conforme denunciado por ele mesmo nas redes sociais, esse fundo financia empresas israelenses ligadas à indústria militar, vigilância e espionagem, e participa de projetos imobiliários em assentamentos ilegais nos territórios palestinos ocupados.
Residente – nome artístico de René Pérez Joglar – explicou que sua decisão de sair do cartaz do FIB e também do Morriña Fest, na Galícia, é uma questão de coerência política e pessoal: “Não posso participar, nem por um segundo, de nenhum evento relacionado a essa tragédia, mesmo que seja da maneira mais mínima.” O cantor destacou que sua posição a favor da Palestina sempre foi clara, e pediu compreensão aos fãs que já haviam adquirido ingressos.
Em uma mensagem nas redes, Pérez lembra que a KKR financia “projetos imobiliários em assentamentos ilegais nos territórios palestinos ocupados, contribuindo assim indiretamente para o genocídio e a violação sistemática dos direitos humanos do povo palestino”. Apesar de reconhecer que desconhecia esses vínculos quando aceitou as apresentações, o rapper se mostrou disposto a arcar com as consequências legais da quebra do contrato. “Obrigado por entender e que viva a Palestina livre”, concluiu.
O FIB ainda não se pronunciou sobre a substituição do headliner porto-riquenho por outro artista de projeção internacional. A saída de Residente se soma ao cancelamento de outros artistas que, nos últimos meses, se recusaram a colaborar com empresas e festivais ligados às ações de Israel na Palestina.
Residente cancela dois de seus shows na Espanha, com motivos da vinculação dos festivais ao fundo de investimento KKR. De longe, o artista mais relevante midiaticamente que se posiciona sobre esse tema em nosso país.
As consequências veremos em breve. pic.twitter.com/DCRhL1srso
— NoelTurbulencias
(@NoelTurbulencia) 8 de julho de 2025
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.