O que mudou no portal Aqui Catalunha?

Toda mudança externa é uma consequência de um processo em curso sob a superfície. Dependendo do tipo de mudança interior, as alterações no lado de fora serão pouco ou muito radicais. O portal de notícias Aqui Catalunha encara uma nova fase, com mais responsabilidade e o compromisso intacto com a internacionalização da Catalunha em língua portuguesa. Depois de cumprir seu primeiro ano de vida em fevereiro deste ano, fez-se evidente a percepção de que sua roupagem não mais correspondia ao seu novo degrau de maturidade. Por isso, a pergunta “O que mudou no portal Aqui Catalunha?” não é apenas sobre sua interface, mas, sobretudo, sobre sua atuação. Da Catalunha para o Brasil, do Brasil para o mundo.

Artigo relacionado: A vocação internacional da Catalunha – parte 1

Um novo papel, uma nova interface

A primeira das mudanças no portal Aqui Catalunha aconteceu na imagem de fundo. Na primeira versão, havia uma parede com as faixas e cores da bandeira catalã. A versão atual, porém, apresenta um claro tom acinzentado, e uma nova faixa sobre o menu. Os dois novos elementos ilustram uma inegável mudança na perspectiva do portal. Mais do que divulgar notícias da Catalunha, o portal está em pleno alinhamento com a participação protagonista da Catalunha no cenário global. A nova perspectiva foi refletida, também, em uma das novidades do portal: uma seção dedicada à Catalunha e suas relações exteriores, posicionada na região central do site, imediatamente após as seções sobre o governo, o presidente e o Parlamento catalães. Em breve, será inaugurada uma quinta seção central, cujo nome será Catalunha Internacional.

Vídeos, interatividade e novo arranjo

O novo Aqui Catalunha tem uma pequena área de vídeos. Em breve, será criado um espaço, que poderá ser visto no menu, com os novos vídeos inseridos no canal do Aqui Catalunha no YouTube. Uma faixa de ‘Últimas notícias’, que correm por um retângulo, e a seção de slides de notícias oferecem movimento ao portal, promovendo, assim, uma maior interatividade. Quanto ao arranjo dos conteúdos, a uniformidade vertical foi substituída por blocos maiores e mais livres. Outra novidade é a presença de um marcador de data, na barra superior do site.

Essas mudanças refletem a necessidade de adequar o Aqui Catalunha à modernidade na apresentação gráfica das notícias. A inovação no portal não foi a primeira no setor dos portais de informação, e nem será a última. Ela, porém, reforça o lema do Aqui Catalunha: Leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda. Afinal de contas, é para esses leitores que o trabalho é feito.

O Aqui Catalunha continua a crescer, e com ele, sua base de leitores e leitores colaboradores. Seu crescimento acontece sobre uma mesa com cartas. A primeira jogada foi uma aposta por uma Catalunha com presença no Brasil, porém algo limitada a si mesma. A segunda, que acabou de ser jogada, aposta em uma Catalunha hábil e presente no jogo internacional. Moderna, versátil e pioneira.

 


 

Participe do financiamento coletivo do jornal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

 

2 thoughts on “O que mudou no portal Aqui Catalunha?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *