O governo espanhol promete “continuará trabalhando e negociando” pela oficialidade do catalão

Mais publicações

A porta-voz do governo espanhol, Pilar Alegría, assegurou que o executivo de Pedro Sánchez continuará trabalhando e negociando para conseguir a oficialidade do catalão, do galego e do basco na União Europeia. A votação foi adiada pela falta de unanimidade entre os 27 para validar a solicitação do estado.

Alegría afirmou que, embora tenham sido alcançados “grandes avanços nas últimas semanas” com “um grande número de estados dispostos a aprovar a medida”, há “um número menor de países que pediram mais tempo e mais informações”.

“Espanha aceitará esse pedido de continuar dialogando” para que no final “se reconheça e respeite a identidade plurilíngue que nosso país possui”, acrescentou.

Illa aponta Feijóo

O presidente da Generalitat, Salvador Illa, elogiou as gestões do governo espanhol para conseguir a oficialidade do catalão. “O presidente está envolvido nessa questão e fez o que precisava ser feito”, disse. Apesar de a proposta não ter sido votada, o presidente mostrou-se otimista e assegurou que a oficialidade está mais próxima do que nunca.

Além disso, aproveitou uma coletiva de imprensa para criticar as manobras do PP e de Alberto Núñez Feijóo para derrubar a oficialidade. Nesse sentido, acusou-os de obstrucionismo. “Seria mais fácil se todos remassem a favor”, disse.

*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -