Diante de uma equipe que havia se classificado para as oitavas-de-finais com cinco empates, o Barça desejava voltar a vencer fora de casa em um jogo eliminatório da Champions League. O último triunfo dos catalães longe de sua casa, e considerando apenas as partidas da segunda fase do torneio, foi contra o Arsenal, em 23 de fevereiro de 2016, quando dois gols de Messi deram a vitória ao seu time. Desde então, o Barcelona foi incapaz de vencer. E não somente isso: não conseguiu marcar. A seca de gols aconteceu contra o Atlético de Madrid (2 – 0), PSG (4 – 0), Juventus (3 – 0) e Roma (3 – 0).
Nessa terça-feira, mais uma oportunidade de quebrar essa amarga e incomum sequência para um time acostumado a ganhar, e com jogadores de nível mundial. Um time com um dos melhores jogadores da história do futebol. O mês de fevereiro caminha para o seu final, e a verdade é que o time azul-grená, após três empates consecutivos e uma magra vitória contra o Valladolid, no Camp Nou, não vive seu melhor estado de forma, e deverá reverter o atual panorama imediatamente.
Vinte e cinco chutes e nenhum gol
Apesar do domínio, o time do técnico Ernesto Valverde foi incapaz de transformá-lo em gols. O primeiro tempo foi marcado por muitos ataques e contra-ataques. A primeira e mais perigosa ocasião de gol foi do Lyon: Terrier chutou com potência ao gol do Barça, mas Ter Stegen, magnificamente, espalmou a bola, que bateu no travessão em seguida. No lado blaugrana, o atacante Dembélé era o jogador mais ativo.
O perigo gerado pelo Barça era constante. Suárez teve uma excelente chance de abrir o marcador dentro da área, mas seu chute foi interceptado. Messi e Busquets também tentaram, mas sem eficiência.
Após 25 chutes e nenhum gol, o FC Barcelona sai da França com a sensação de que merecia um melhor resultado. No dia 13 de março, terá um encontro marcado com sua torcida, que o apoiará até o último minuto. As duas equipes chegarão invictas ao Camp Nou, e o Barça deverá fazer o Lyon sofrer sua primeira… e última derrota na competição.
Participe do financiamento coletivo do jornal Aqui Catalunha
O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda