O concurso de castelos humanos (Concurs de Castells) em Tarragona

O concurso de castelos humanos (Concurs de Castells) de Tarragona é o espetáculo casteller mais importante do planeta. Os castelos humanos são um dos principais símbolos da cultura catalã, e aqui, em nosso portal, você vai conhecer um pouco mais sobre a tradição castellera e as informações do concurso.

Leitura sugerida: Terres de l’Ebre, patrimônio histórico e cultural da Catalunha

Concurs de Castells, desde 1932

O Concurs de Castells em Tarragona - castelos
Primeira edição do Concurs de Castells, no dia 2 de outubro de 1932. Foto disponibilizada pelo blog Tarragona Cultura, do Ajuntament de Tarragona

A edição de 2020, marcada para os dias 3 e 4 de outubro, será a 28ª do concurso. A primeira, em 1932, contou com a participação de apenas quatro colles castelleres (grupos de membros que fazem parte dos castelos humanos): a Colla Vella dels Xiquets de Valls, a Colla Nova dels Xiquets de Valls, a Colla Vella dels Xiquets de Tarragona e a Colla Nova dels Xiquets de Tarragona.

A segunda edição aconteceu em 1933, entretanto, não manteve um padrão de continuidade. A edição seguinte aconteceu em 1952, voltando a ser realizada apenas em 1980. Desde então, o Concurs de Castells é realizado a cada dois anos.

O formato do concurso

Na última edição, em 2018, participaram 31 colles castelleres. No sábado, apresentaram-se dezenove: Nens del VendrellXiquets de Reus, Moixiganguers d’Igualada, Castellers de Sant Pere i Sant Pau, Sagals d’Osona, Xiquets de Vilafranca, Bordegassos de Vilanova, Castellers de Terrassa, Xics de Granollers, Castellers de Lleida, Castellers d’Esplugues, Castellers de la Sagrada Família, Colla Castellera Jove de Barcelona, Castellers de Cerdanyola, Castellers de Berga, Colla Jove de Castellers de Sitges, Castellers d’Esparreguera, Nois de la Torre e Xiquets del Serrallo.

No dia seguinte, participaram Colla Vella dels Xiquets de Valls, Castellers de Vilafranca, Colla Jove Xiquets de Tarragona, Colla Joves Xiquets de Valls, Capgrossos de Mataró, Castellers de Sants, Xiquets de Tarragona, Castellers de Barcelona, Castellers de Sabadell, Marrecs de Salt, Castellers de la Vila de Gràcia e Castellers de Sant Cugat.

As colles castelleres classificam-se para o concurso de acordo com seu posicionamento no ranking Estrella. A classificação leva em consideração as atuações dos grupos de castelos humanos entre o dia 1º do ano anterior ao concurso até o dia 31 de agosto do ano da competição. As colles que se apresentaram no domingo eram as doze melhores da Catalunha.

Leitura sugerida: Curiosidades da Páscoa na Catalunha

Concurs16General-300x200.jpg
Na última edição, participaram 31 ‘colles castelleres’.

Como é decidido o vencedor do concurso?

As colles têm cinco rodadas para apresentações. Para a classificação final, são somados os pontos dos três melhores castelos de cada colla, de acordo com a dificuldade das construções.

A colla com mais pontos, além de vencer o concurso, leva um prêmio de 16 mil euros. As edições que aconteceram entre 2002 e 2016 tiveram uma única colla ganhadora: os Castellers de Vilafranca. Na última, entretanto, a Colla Vella dels Xiquets de Valls foi a vencedora.

O Concurs de Castells de Tarragona acontece, habitualmente, na Tarraco Arena Plaça, um lugar famoso por sediar grandes eventos, e protegido como bem cultural de interesse local. A Tarraco Arena está localizada na Carrer de Mallorca.

Saiba como ser assinante do Aqui Catalunha

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha