O catalão e a tecnologia de reconhecimento automático de voz

Mais publicações

O reconhecimento automático de voz é um desafio para todas as línguas. O projeto Common Voice, criado por Mozilla, tem por objetivo criar modelos de reconhecimento automático de voz das principais línguas do mundo. No caso da língua catalã, o projeto – liderado por Softcatalà – servirá para que todo tipo de produto digital possa reconhecer o idioma, como os produtos Mozilla. A fim de que o projeto se consolide, são necessárias 1000 horas de frases gravadas em catalão, que serão posteriormente validadas.

De acordo com Ester Franquesa, diretora geral da Direcció General de Política Lingüística, “o catalão será competitivo em um futuro bem próximo se contar com sistemas de reconhecimento e síntese de voz de qualidade”. Sobre Common Voice, Franquesa diz que “é uma oportunidade magnífica para obter ferramentas livres e abertas a serviço de todas as empresas que queiram incorporá-las aos seus produtos”.

Catalão, língua digital

O mundo digital e as tecnologias móveis são dois dos grandes desafios para a língua catalã. A Direcció General de Política Lingüística del Departament de Cultura trabalha para a existência de uma base sólida em tecnologias linguísticas, e uma maior competitividade de produtos e serviços. Em 2018, foram criados mais de vinte projetos de incorporação do catalão em aplicativos e jogos eletrônicos. O CercaApps, por exemplo, é uma tecnologia de procura de aplicativos em língua catalã. Atualmente, existem mais de 250 deles na lista.

Notícia relacionada: Apple seleciona aplicativo catalão de assistência a lactantes

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -