Besalú, o município medieval de Girona

    Visca Catalunya: Besalú, o município medieval de Girona

    Imaginem um município que se desenvolveu ao redor de uma fortaleza, uma construção com mais de dez séculos de existência. Um lugar como esse tem que ser um destino marcado na agenda dos amantes da história medieval. E quando falamos desse período, falamos, também, da Catalunha, a estrela deste diário digital. A Catalunha é terra de prosperidade, arte e história milenar. E nesta publicação que inaugura a seção Por dentro da Catalunha deste diário, contaremos um pouco sobre Besalú, o município medieval de Girona.

    O Visca Catalunya é uma seção construída a partir de fotos de pontos turísticos enviadas por catalães e brasileiros. As fotos contam muito, mas o Aqui Catalunha quer contar sobre elas. As fotos que ilustram esta publicação de estreia foram enviadas pela catalã Eva Montserrat, nascida em Badalona.

    Publicação relacionada: Versões sobre a fundação da cidade de Girona

    Besalú e seu passado medieval

    38068049_10213996031112441_857434892877692928_n-300x169.jpg
    Símbolo maior deste município medieval de Girona

    No final do século IX, Besalú deixava para trás sua condição de unidade territorial subordinada ao condado de Girona para ser um condado independente. Nos primeiros anos do século seguinte, Besalú era um dos condados catalães mais importantes, apesar de não ser o maior. Data daquela época o Mercat de la Vila de Besalú, um importantíssimo núcleo comercial à época que, até hoje, tem um grande peso no município. Na primeira semana de setembro, é realizada a Fira Medieval de Besalú, uma tradicional feira popular que resgata, por meio de exposições e apresentações artísticas, um pouco do passado medieval da vila.

    O símbolo da Besalú medieval

    Pont Vell de Besalú
    O símbolo do município

    Toda local histórico tem um símbolo. Muitas vezes, esse símbolo é representado por uma catedral, uma praça ou uma estátua. Neste município, seu símbolo histórico maior é uma ponte. O Pont Vell de Besalú é um dos pontos turísticos mais fotografados da Catalunha, e é bastante provável que tenha sido construída no ano de 1075. Tal longevidade nos conta que essa ponte já suportou terríveis inundações e foi seriamente danificada durante os anos da Guerra Civil Espanhola. Passou por quatro reformas, e hoje, é considerada um dos maiores patrimônios históricos da Catalunha e da Península Ibérica. Essa ponte está ligada à incrível fortaleza medieval, o Castell de Besalú, que era o centro de administração do condado medieval. O nome original do município era Bisuldunum, nome em latim interpretado como “fortaleza entre dois rios”.

    Além da ponte de Besalú, outros pontos turísticos de Besalú são o Monestir de Sant Pere (do século XII), a Església de Sant Vicenç (do século XII, de estilo gótico), a Casa de Cornellà (monumento romano do século XII) e o Micvé de Besalú (um local subterrâneo reservado ao banho sagrado que tem o poder da purificação. Trata-se de um ritual judaico).

     

     

     

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here