Massiva manifestação em Barcelona pela liberdade dos líderes independentistas

    Massiva manifestação em Barcelona pela liberdade dos líderes independentistas

    O dia 15 de abril foi marcado por uma intensa manifestação na capital da Catalunha pela liberdade dos líderes independentistas, e pelo retorno dos exilados. A manifestação foi convocada pelo grupo Espai Democràcia e Llibertat, formado por membros da Associació d’Actors i Directors Professionals de Catalunya (AADPC), Assemblea Nacional Catalana (ANC), Consell Nacional de la Joventut de Catalunya (CNJC), CCOO, Confederació d’Associacions Veïnals de Catalunya (Confavc), Federació d’Associacions de Pares i Mares de Catalunya (FAPAC), Òmnium Cultural, Unió de Federacions Esportives de Catalunya (UFEC), Unió de Pagesos i UGT. De acordo com o grupo organizador, 750 mil manifestantes estiveram presentes. Entretanto, de acordo com a Guàrdia Urbana, houve apenas 315 mil pessoas.

    A manifestação contou com a presença de destacadas figuras do cenário político catalão. Roger Torrent, presidente do Parlament de Catalunya, afirmou que “quando o povo catalão se une pela defesa dos direitos e da democracia, é imparável”. A porta-voz do partido Junts per Catalunya, Elsa Artadi, disse que “políticos e líderes sociais catalães estão presos por defenderem ideias políticas que são lícitas e constitucionais”. Marta Vilalta, porta-voz do partido ERC, declarou o povo catalão saiu às ruas para “demonstrar um clamor massivo e plural a favor dos direitos, das liberdades e da coesão social”. Carles Puigdemont, por sua vez, comentou nas redes sociais: “Foi uma nova demonstração de democracia e civismo”.

    A manifestação em Barcelona, apenas uma das que ocorreram em diversas partes do mundo, marcou os seis meses das prisões de Jordi Cuixart e Jordi Sánchez.

    Confiram algumas das imagens mais destacadas da manifestação em Barcelona:

    [metaslider id=”946″]

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here