Festa de Sant Medir, uma celebração com muitos doces

    O dia 3 de março é especial para os moradores de Vila de Gràcia, em Barcelona. Nessa data, comemora-se a Festa de Sant Medir. Um dos momentos mais esperados desta celebração popular é a ampla distribuição de doces, feita a partir de caminhões, cavalos e carroças. A romaria pelo bairro tem como destino a capela de Sant Medir.

    Uma das curiosidades da Festa de Sant Medir é que a celebração deve ser feita em um dia útil. Caso a data de 3 de março caia em um domingo, a romaria comemorativa é adiada para o dia seguinte, 4 de março.

    Quem foi Medir e quais são as origens da festa?

    A Festa de Sant Medir tem suas raízes no ano de 1828, em Gràcia. Tudo começou com uma promessa feita pelo padeiro Josep Vidal i Granés. Ele prometeu que, caso se recuperasse de sua doença, faria uma peregrinação à capela de Sant Medir durante todos os anos seguintes. A partir daquele ano, cada vez mais pessoas passaram a peregrinar rumo à capela. No retorno da peregrinação, Granés costumava distribuir grãos de feijão fava para os demais peregrinos. Com o passar dos anos, os feijões foram substituídos por doces. Por essa razão, a Festa de Sant Medir também é conhecida como “festa doce”.

    Medir era o nome de um camponês que, no ano 303, foi encontrado pelo bispo Sever de Barcelona enquanto cultivava feijões fava. De acordo com a lenda, o bispo estava sendo perseguido, como muitos outros cristãos, pelo imperador Diocleciano, e por essa razão, havia fugido de sua cidade. Ao encontrar Medir, o bispo lhe pediu que dissesse a verdade aos perseguidores: que havia passado por ali, por onde estava Medir (Sant Cugat). Após o bispo ir embora, os feijões começaram a crescer de maneira milagrosa. Quando os perseguidores chegaram ao local, Medir lhes contou a verdade, conforme havia pedido o bispo. Os súditos do imperador levaram Medir consigo, e após também capturarem o bispo, prenderam os capturados e os martirizaram até a morte.

    Confiram, no seguinte vídeo, um pouco da Festa de Sant Medir:

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here