Aprovado o programa de internacionalização da cultura catalã

    Aprovado o programa de internacionalização da cultura catalã - Catalunha internacional
    Aprovado o programa de internacionalização da cultura catalã - Catalunha internacional

    O governo catalão aprovou a criação do programa para o desenvolvimento de projetos culturais em âmbito internacional. A iniciativa é parte da estratégia de internacionalizar a cultura catalã. O governo considera fundamental reconhecer o papel que a cultura tem na coesão social, e como veículo de progresso. Para isso, a Generalitat de Catalunya trabalha para que o setor cultural tenha o mesmo status de outros, como o da saúde, o do ensino e o da economia. A meta é fazer a cultura catalã atrair interesse global, não apenas para suas empresas culturais e associados, mas também para os valores e riqueza patrimonial da Catalunha.

    Publicação relacionada: Os Estados Unidos abrem as portas para a Catalunha

    O papel do Departament de Cultura

    Castellers (castelos humanos) em Washington. Cultura catalã nos Estados Unidos.

    A fim de transformar em realidade o projeto, o governo considera necessário reformular o modelo de organização do Departament de Cultura no âmbito internacional, por meio da criação de um programa que permita aproveitar melhor os recursos já existentes. Atualmente, o departamento dispõe de ferramentas com bastante vocação internacional, como o Institut Català de les Empreses Culturals (ICEC) e o Institut Ramon Llull (IRL). O novo plano pretende criar um aprofundamento na especialização da gestão internacional de políticas culturais, incentivando uma maior transversalidade, e uma melhor coordenação nas ações de internacionalização.

    O novo programa dirigirá e supervisionará a participação do Departament de Cultura na elaboração de políticas culturais europeias no Conselho da Europa, na Comissão Europeia e no Comitê das Regiões, além de permiti-lo relacionar-se com outras instituições europeias e internacionais ligadas à área cultural, sempre em coordenação com os órgãos competentes da Generalitat de Catalunya. Com o programa, o intercâmbio cultural internacional será valorizado como fator de enriquecimento da criatividade, e propagará para o exterior alguns dos valores que melhor caracterizam a sociedade catalã: tolerância e diversidade.

    DEIXAR UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here