“Truques ou travessuras?”. Nada disso. Nos Países Catalães, especialmente na Catalunha, celebramos a Castanyada. Embora o Halloween seja um evento festivo presente em diversas partes do mundo, inclusive na Catalunha, a cultura catalã tem a sua própria maneira festiva de passar os dias 31 de outubro e 1º de novembro, de comemorar o Dia de Todos os Santos.
Vale a pena ler: Noite de São João, festa nacional dos Países Catalães
O que saber sobre a Castanyada?
A palavra Castanyada vem de castanya (castanha). O costume de comer castanhas no Dia de Todos os Santos não possui origens claramente determinadas. De acordo com uma das teorias, essa tradição festiva começou graças aos campaners (sineiros).
Para que as pessoas se lembrassem de orar pelas pessoas que haviam falecido, os sinos das igrejas eram badalados ininterruptamente. Mover os sinos exigia muita força, portanto, para reduzir o desgaste físico, os sineiros comiam frutos da época (outono europeu) durante o descanso. O fruto mais abundante na época era a castanha. Para acompanhar a castanha, os sineiros costumavam beber vinho.
O preparo das castanhas
O costume de comer castasnhas durante esses dias religiosos está enraizado na cultura catalã desde o fim do século XVIII. Atualmente, existem três formas de preparar as castanhas.
O jeito tradicional de prepará-las requer que usemos uma paella castanyera, uma frigideira cheia de furos para a torração das castanhas ao fogo. No segundo jeito, leva-se as castanhas dentro de uma panela ao forno (a 180°C – com tempo de cozimento de 30 minutos). Na terceira maneira, preparamos as castanhas em um forno de micro-ondas.
Um evento comemorativo apenas com castanhas?
Embora o nome do evento remeta a castanhas, a Castanyada possui outros elementos gastronômicos. Um deles é o moniato, semelhante à batata-doce, que pode ser servido frito ou cozido.
O segundo elemento gastronômico da Castanyada são os panellets. A origem deles não é comprovada, mas uma das teorias diz que esses doces eram alguns alimentos consumidos antigamente, em alguns povoados da Catalunya Vella, após o falecimento de alguma pessoa da família. Por outro lado, é dito que os panellets seriam uma evolução dos pães depositados sobre as tumbas, em oferta aos falecidos. Há diferentes tipos panellets: com amêndoas, pinhões, de chocolate, de coco e de café. Por último, temos o moscatell, um tipo de vinho doce.