Já está aberta ao público a exposição Barcelona Flashback, no Museu de História de Barcelona (MUHBA). Até 31 de dezembro deste ano, os visitantes terão a chance de conhecer a evolução da capital da Catalunha por meio de 100 objetos. A proposta leva os olhares para uma viagem pelos séculos em um tempo médio de uma hora, com paradas nos registros mais marcantes na história da cidade.
Algumas das peças apresentadas são estátuas, letreiros publicitários, pinturas de diversos cenários urbanas de distintas épocas, livros sobre a cidade na fase final do regime franquista na Espanha, e um surpreendente relógio de origem flamenca, com mais de 5 toneladas e 4,4 metros de altura, que foi um dos principais marcadores de tempo na Barcelona dos séculos XVI, XVII, XVIII e grande parte do século XIX, quando foi substituído por um de tecnologia suíça em 1864.
Notícia relacionada: Barcelona 1714, o filme que entra na história da Catalunha
Uma exposição de descobrimento e redescobrimento
De uma forma bem didática, Barcelona Flashback apresenta a cidade sob diversas perspectivas, permitindo que tenhamos um conhecimento básico e geral sobre ela. A primeira parte da exposição, Escoltar testimonis, nos revela documentos e imagens que explicam as origens e identidade da capital catalã. Em seguida, somos apresentados às mudanças geopolíticas ocorridas na cidade; essa é a parte Construir relats. Após as origens e as mudanças geopolíticas, a terceira parte desse particular itinerário, Recórrer Barcelones, nos permite explorar as arquiteturas e a transformação cartográfica da cidade ao longo do tempo.
Além da exposição, o MUHBA nos apresenta itinerários que nos ajudam a compreender o papel de Barcelona em diferentes períodos da história, como em sua época de colônia romana (conhecida como Bàrcino).
O Museu de História de Barcelona está localizado na Plaça del Rei, no distrito de Ciutat Vella. As visitas, gratuitas, podem ser feitas a partir das 10h, de terça a domingo.
Seja assinante do Aqui Catalunha
Loja virtual do Aqui Catalunha