A assembleia do Més per Menorca ratificou hoje, com 83% dos votos a favor, a proposta para que o deputado Vicenç Vidal deixe o grupo parlamentar Sumar e se integre ao grupo misto do congresso espanhol. O movimento, apoiado pela direção do partido e aprovado na presença do próprio Vidal, pretende ser uma resposta aos casos de corrupção que atingem o PSOE e ao descumprimento – que consideram sistemático – dos acordos pactuados no início da legislatura em favor de Menorca.
Segundo o coordenador do Més per Menorca, Esteve Barceló, a decisão representa uma clara rejeição à corrupção e um exercício de liberdade política. Ele afirmou que não querem estar subordinados para denunciar a falta de compromisso do governo espanhol com a ilha. “Menorca precisa de uma voz clara, descomplexada e livre em Madrid”, disse Vidal, que reiterou seu compromisso com a soberania, o ecologismo e a justiça social.
O partido criticou a falta de financiamento de infraestruturas essenciais para a ilha, a nula sensibilidade em relação à dupla insularidade, os retrocessos na conectividade e a inação diante da massificação turística e da crise habitacional.
Agora, aguarda-se a decisão da assembleia do Més per Mallorca, que ficou adiada em 26 de junho devido a um empate técnico na votação.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*