Maria Dantas, pela Catalunha, Brasil e direitos

Sabiam quem era Maria Dantas? Não? Agora saberão. No último domingo, ela conseguiu um espaço como deputada no Congresso do Estado espanhol, representando o partido ERC (Esquerra Republicana de Catalunya). As eleições espanholas foram marcadas pela ameaça da extrema-direita espanhola, com seus constantes e lamentáveis ataques à Catalunha. Ainda esperaremos algumas semanas para sabermos com quem o vencedor, Pedro Sánchez, do PSOE, pactará: com Ciudadanos (direita espanhola), ou defenderá um modelo independente, sem pactos? Será muito difícil que acate ao posicionamento de ERC em relação à proposta de um referendo. Esta publicação, porém, tem seu foco na nova deputada.

A biografia sobre a nova deputada pelo partido ERC no Congresso espanhol vocês podem ler aqui, no site da jornalista Taiza Brito, quem lançou, em abril, seu livro Catalunha, entre a esperança e a tempestade. Várias mídias brasileiras fizeram ressoar a conquista de Maria Dantas, mas o Aqui Catalunha tem o dever de ir além.

O que podemos esperar de Maria Dantas?

É preciso que reflexionemos sobre a nova participação de Maria Dantas no cenário político ibérico. Ela não representará um partido que defende a unidade espanhola. Dantas faz parte de um grupo político que defende a independência da Catalunha. Gostaria que vocês, caros leitores, nunca se esquecessem do que foi o 1º de outubro de 2017. Aquele dia estará nos livros de história, e os mais jovens se darão conta dos acontecimentos de um dia que marcou o maior movimento de desobediência civil que já ocorreu na Europa. Uma desobediência que, agora mesmo, está sob julgamento, e que fez com que houvesse presos políticos e exilados.

Como vocês poderão ler na entrevista publicada pelo jornal O Globo, Maria Dantas explica a sua relação com o independentismo catalão. Mais do que isso, ela explica sua ideologia em relação aos direitos humanos. “Um povo tem o direito de se autodeterminar”, diz a deputada nascida em Sergipe. Sua atuação, entretanto, não se limitará à vontade de autodeterminação e independência da Catalunha. Maria pretende batalhar contra o avanço de VOX, o partido que mais representa a extrema-direita espanhola, e que conta com o apoio de outros setores homólogos na Europa. Segundo a deputada, “lutará contra o racismo e o fascismo”, cada vez mais em evidência na Espanha. A sergipana também pretende “dar visibilidade às grandes lutas sociais brasileiras e ao que tem acontecido no Brasil”, e comparou VOX ao atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro: “VOX é uma cópia barata dele”.

O Aqui Catalunha deseja um ótimo trabalho à Maria Dantas. Sua nova atuação também será fundamental para que mais brasileiros entendam claramente o atual cenário político na Catalunha. Pela Catalunha, pelo Brasil, pelos direitos, visca Maria Dantas!

0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Aqui Catalunha conta com você. Onde quer compartilhar a notícia?