Neste sábado, mais de 300 pessoas organizaram uma manifestação em Barcelona contra o recente aumento da conta de luz. Na terça-feira passada, entrou em vigor uma nova fatura de energia elétrica que estabelece três faixas horárias com diferentes tarifas, sendo os horários de pico (das 10h às 14 e das 18h às 20h) os mais caros.
Vale a pena ler: 5G Barcelona, o centro de referência em 5G do sul da Europa
A manifestação na capital catalã teve como cenário a Plaça de Catalunya, e contou com a presença de membros do Partido Comunista dos Trabalhadores da Catalunha (PCTC), da Confederação Geral do Trabalho (CGT), da Esquerda Revolucionária, entre outros.
Em meio a gritos de “Governe quem governe, os direitos devem ser defendidos” e “Governo e patronal, aliança criminal”, os manifestantes exigiram a nacionalização das companhias elétricas. Nos cartazes, podia-se ler “A luz é um direito, não um negócio”, “A eletricidade é uma necessidade de todos, não um luxo” e “Quem madruga, centrifuga”, em referência à faixa horária mais barata, que vai das 00h às 08h dos dias úteis, fins de semana e feriados Estatais.
Vídeo registrado pelo fotojornalista @davidmelero_, do portal L’Alerta