Mais polêmica com o cartaz da Mercè: Abogados Cristianos denuncia Collboni por escárnio

Mais publicações

O grupo ultra Abogados Cristianos anunciou uma denúncia penal contra o prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, pelo cartaz das festas da Mercè. A organização atribui ao prefeito um possível delito de escárnio, previsto no artigo 525 do código penal, por considerá-lo o responsável final pelo cartaz, obra de Lluís Danés.

Abogados Cristianos acredita que o cartaz “mistura o imaginário circense próprio de um freak show com a iconografia religiosa”. A organização afirma que não permitirá que governantes a quem atribui “falta de ética” e “transparência” utilizem “o público para humilhar os católicos e fomentar a confrontação social”.

Em declarações recolhidas em um comunicado, a presidente do grupo ultra, Polonia Castellanos, relaciona este cartaz com os casos de corrupção que afetam o PSOE: “Não é coincidência que este tipo de ataques aos símbolos religiosos coincida com a deriva moral de um PSOE envolvido em casos de corrupção e em políticas que menosprezam os direitos fundamentais de milhões de cidadãos”.

Abogados Cristianos lembra que alguns partidos políticos mostraram desconforto com o cartaz, como o Arcebispado de Barcelona, que acredita que ridiculariza a imagem da Mãe de Deus. Por sua vez, a Prefeitura de Barcelona defendeu a “liberdade criativa” do autor do cartaz da Mercè e afirmou que “em nenhum caso” se inspirou em motivos ou figuras religiosas para desenhá-lo.

“Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.”

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -