Mais de uma centena de moradores cortaram a Meridiana de Barcelona para reivindicar novamente a união do metrô entre as duas Trindades: a estação de Trinitat Nova (L3 e L4) com a de Trinitat Vella (L1). O objetivo é poder ir de um bairro ao outro sem precisar fazer baldeações.
É uma reivindicação antiga. De fato, eles reivindicam desde a inauguração da estação de Trinitat Nova, em 2008. Há exatamente um ano, fizeram uma corrente humana com a mesma reivindicação, e agora os moradores exigem que o projeto saia da gaveta de uma vez por todas.
Foi o que explicou um dos membros da plataforma Trinitat per la Mateixa Via, Paco Flórez: “Nem a Prefeitura de Barcelona nem a Generalitat fizeram qualquer declaração ou concessão, nem mesmo uma reunião para conversar”, afirmou. E advertiu: “Temos claro que não vamos parar por aqui, talvez da próxima vez nos concentremos em um dia que não seja feriado.”
Por sua vez, o presidente da Associação Andana Central, Ramon Carbó, defendeu que unir as duas Trindades é um projeto relativamente fácil: “O custo seria mínimo, porque o túnel chega até a Meridiana e com uma tuneladora em um par de anos poderia ser feita a ligação entre a L3 e a L1”, apontou.
Especificamente, os moradores querem a ampliação da linha 3 do metrô, a verde, até Trinitat Vella, onde está a linha 1, a vermelha, para que possam ir de um bairro ao outro sem precisar fazer baldeações.
Durante o corte da Meridiana, vários moradores usavam camisetas de acordo com o bairro em que residiam: os de Trinitat Nova de verde como a L3 e os da Vella de vermelho como a L1, simbolizando assim as cores das respectivas estações.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*