O intenso calor continuará nos próximos dias. O pico será no final de semana, com registros que podem superar os 42 °C nas regiões do centro e do pré-litoral valenciano, e os 44 °C nos setores mais quentes dos vales do Segura e do Júcar. As noites serão especialmente abafadas, com mínimas que não devem baixar de 22-25 °C em muitos pontos do litoral e pré-litoral mediterrâneo.
O Serviço Meteorológico da Catalunha prevê que hoje as temperaturas mais altas serão registradas em Ponente e nas Terras do Ebro, mas com temperaturas elevadas também no litoral, entre o Tarragonês e o Baix Empordà, com máximas acima dos 40 °C. Sábado e domingo são previstos valores extremos em quase todo o País Valenciano, no interior de Maiorca, Ponente, Terras do Ebro e Catalunha Norte, onde há alertas ativados. Em Andorra e no restante do país, os alertas são amarelos.
A onda de calor, que é a segunda deste verão, deve durar pelo menos até segunda-feira, quando se espera a entrada de ar mais fresco do Atlântico.
O plano PROCICAT e o plano de ação para prevenir os efeitos das possíveis ondas de calor na saúde (POCS) estão ativados na fase 2. As prefeituras devem prever espaços com ar condicionado para pessoas vulneráveis, especialmente maiores de setenta e cinco anos sem apoio familiar, pessoas com deficiência e trabalhadores expostos ao sol.
Entre as recomendações estão se hidratar frequentemente, evitar o álcool e a atividade física nas horas de maior insolação, e visitar diariamente familiares ou conhecidos idosos que vivem sozinhos. Também recomendam nunca deixar crianças dentro de um veículo, nem mesmo por alguns minutos, e garantir o bem-estar dos animais de estimação mantendo-os à sombra com água abundante.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*