O conselho de administração da Autoridade de Transporte Metropolitano (ATM) aprovou os novos preços para os títulos próprios de Rodalia a partir de primeiro de julho, com o abono mensal de 20 euros, o de 10 euros para os jovens e o gratuito para menores de quinze anos. O consórcio formado pela Generalitat, pela Prefeitura de Barcelona e pela Área Metropolitana de Barcelona (AMB) também ratificou a manutenção dos descontos de 50% nos abonos da T-Usual e da T-Jove até o final do ano. Além disso, confirmou os novos preços que os usuários da sétima coroa – Berguedà, Solsonès e Ripollès – terão que pagar ao integrar-se ao sistema a partir de primeiro de julho.
Dessa forma, Berguedà, Solsonès e Ripollès passarão a dispor do sistema tecnológico T-mobilidade e de toda a gama de títulos da ATM. O preço do bilhete simples para a sétima coroa foi fixado em 10,70 euros e a T-Casual, em 55,65 euros. Os usuários poderão comprar abonos como a T-Usual (66,45 euros) ou a T-Jove (44 euros). Os passageiros poderão se deslocar com um único título pelas sete coroas tarifárias e fazer transferências com três horas e meia de margem, em vez do acréscimo de quinze minutos por zona habitual no sistema atual.
Novos abonos em Rodalies
A ATM aprovou o novo esquema de bonificações previsto pelo executivo espanhol a partir do segundo semestre, quando expira a prorrogação de seis meses para manter a gratuidade do transporte público para os viajantes habituais – especificamente os de Rodalia, Média Distância e linhas de ônibus estaduais. Entre os novos títulos, destacam-se o abono mensal de 20 euros para os usuários de Rodalia, o abono mensal para jovens de 10 euros e um abono mensal gratuito para menores de 15 anos.
Por outro lado, os usuários Avant – média distância de alta velocidade – continuarão com as bonificações de 50% até o final do ano, enquanto os dos trens regionais, de 60%. O consórcio também estendeu as bonificações ao transporte público até 2025, com 50% de desconto na T-Usual e na T-Jove.
Embora as contribuições das diferentes administrações – locais, Generalitat e governo espanhol – mudem, o desconto para o usuário continuará sendo equivalente à metade e não haverá diferença. A Generalitat aumentará sua contribuição nos bilhetes da T-Usual de 20% para 30% na ATM, exatamente quando o estado espanhol reduzir a sua de 30% para 20%. A política de bonificações no transporte público foi impulsionada para enfrentar a crise inflacionária derivada da guerra na Ucrânia.
Aprovado o estudo informativo para a ampliação do bonde em Sant Feliu
Por outro lado, o conselho de administração também aprovou o estudo informativo da ampliação do Trambaix em Sant Feliu de Llobregat. A ação, orçada em trinta e nove milhões de euros, prevê conectar a atual estação terminal de Sant Feliu – Consell Comarcal com o centro da cidade, integrando-se no novo eixo viário liberado pelo enterramento da ferrovia. O traçado alternativo incluirá duas paradas principais: Sant Feliu Centre, intercambiador com a nova estação de Rodalia, e La Salut – Can Maginàs. Além disso, a pedido municipal, foi estudada uma terceira parada, Sànson – Laureà Miró, na entrada do Polígono del Pla, que adotará o nome de Sànson – Palau de la Justícia quando esse novo equipamento for construído. Estima-se que as viagens em transporte público serão cerca de 10.000 em dia útil, dos quais aproximadamente metade serão novas viagens para a linha T3 do bonde.
No consórcio de transporte, a Generalitat tem maioria (51%), enquanto as administrações locais – Prefeitura de Barcelona, Área Metropolitana de Barcelona e Associação de Municípios pela Mobilidade e Transporte Urbano (AMTU) – detêm 49%. Por sua vez, a Administração Geral do Estado está presente nos órgãos de governo como observador.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*