O governo catalão, por meio da conselheira do Departamento de Saúde, anunciou, nesta quarta-feira, o lançamento de um aplicativo para detectar o coronavírus. O nome da ferramenta é Stop Covid-19 Cat, e já está disponível para dispositivos Android e iOS.
Na apresentação, Alba Vergés disse que, além de servir para detectar a doença, o aplicativo contribuirá no acompanhamento dos pacientes infectados pelo vírus, e também na análise da evolução da pandemia na Catalunha. Alba afirmou que o Stop Covid-19 Cat também tem por objetivo “fortalecer a relação entre os cidadãos e o Sistema de Saúde da Catalunha”.
Notícia relacionada: Materiais para hospitais da Catalunha são confiscados em Madrid
Os detalhes sobre o funcionamento do aplicativo
Os usuários do Stop Covid-19 Cat, após um rápido registro, poderão usar o aplicativo para controlar a saúde sem a necessidade de sair de casa. Vale a pena lembrar que os cidadãos também têm outras opções para tirar dúvidas sobre possíveis sintomas ligados ao coronavírus ( febre, tosse, dificuldade para respirar e mal-estar geral), e a outras doenças. Por exemplo, há o serviço telefônico 061 – CatSalut Respon, que passou a ser gratuito, conforme anunciado pelo governo catalão na semana passada, em uma série de medidas de combate aos efeitos da pandemia.
Informação criptografada e atenção específica
A diretora da área de Cidadania do Serviço Catalão de Saúde, Rosa Romà, explicou que as informações fornecidas ao aplicativo serão “totalmente criptografadas”, e permitirão “elaborar um perfil de paciente de acordo com seus sintomas”. Informações sobre patologias prévias também serão levadas em consideração. Assim, cada cidadão que tenha o aplicativo receberá “uma atenção específica para sua situação e evolução de seu estado de saúde”, informou a diretora.
A gestão das informações
Após receber as informações fornecidas pelos usuários do aplicativo, o Sistema de Saúde acionará os dispositivos assistenciais, que tomarão as ações mais necessárias para que cada pessoa receba a devida atenção.
A nota de imprensa completa, emitida pelo Departamento de Saúde da Generalitat de Catalunya, pode ser lida aqui.
Seja assinante do Aqui Catalunha