La Bressola celebra la Bressolada, la festa de les escoles catalanes de la Catalunya del Nord

Mais publicações

Hoje é celebrada a vigésima Bressolada, a festa das escolas e colégios La Bressola. O dia começou às dez da manhã e se estenderá até as seis da tarde no parque do lago de Sant Esteve del Monestir (Rosselló).

Este encontro anual tem como objetivo reunir no mesmo espaço os alunos de todos os centros, as famílias, as equipes das escolas, os sócios e amigos da La Bressola, e ao mesmo tempo reivindicar o trabalho da associação no desenvolvimento da língua e cultura catalãs na Catalunha do Norte. A festa é aberta a todos, e até o momento estima-se que tenham comparecido cerca de 1.500 pessoas.

Este ano, o lema da Bressolada é “Passo alegre com o Twist” e faz referência ao projeto do ano de todas as escolas e colégios La Bressola “As artes cênicas” e a Oliver Twist, protagonista do espetáculo que as crianças interpretaram esta manhã.

A Bressolada começou com os discursos do prefeito de Sant Esteve del Monestir, Robert Vila; o presidente dos Amigos da La Bressola, Geoffroy Lourdou; e o presidente da La Bressola, Guillem Nivet. Em seguida, houve a leitura do pregão por Daniela Grau, militante norte-catalã. Após os discursos, o dia continuou com o espetáculo Oliver Twist. Os alunos das escolas e colégios trabalharam em nove canções sobre a obra de Charles Dickens, fazendo uma adaptação livre, com tradução do mestre e músico Francesc Bitlloch.

Pela manhã, houve a apresentação dos Castellers del Riberal e dos Sorollosos d’Aire Nou de Bao. Às 14h, os alunos dos colégios propuseram jogos tradicionais para todas as crianças presentes e, às 15h30, será apresentado o espetáculo Mágica Xixaraxera com a companhia Xaxi Espectacles. Para encerrar a festa, por volta das 16h30, o artista Ramon Gual apresentará seu repertório de danças e canções.

Ao longo do dia, há uma exposição de entidades norte-catalãs e é possível degustar o vinho especial Bressolada 2025. Os vinhos tinto e branco deste ano vêm das vinhas Domaine Les Boneres Mas St.Jude de Corbera, dois vinhos locais.

Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -