Widget Image
21/09/2021

Justiça espanhola condena comediante por desobediência no referendo

Justiça espanhola condena comediante por desobediência no referendo

O Juizado Penal 2 de Manresa condenou o ex-vereador do partido ERC e comediante Jordi Pesarrodona por desobediência por sua participação no referendo de 1º de outubro de 2017. Pesarrodona estará inabilitado por catorze meses, e terá que pagar uma multa de 2.100 euros e os custos processuais.

O comediante, atacado pela Guarda Civil durante o referendo, prestou depoimento na segunda-feira passada, e reafirmou que não ajudou a organizar o referendo e reivindicou o 1º de outubro, alegando ser “mais um cidadão”. Ele também denunciou ter vítima de uma perseguição judicial pelo seu protesto no dia 20 de setembro de 2017, em que representantes e funcionários técnicos do governo catalão foram detidos após ordem do Juizado de Instrução nº 13 de Barcelona  (Pesarrodona pôs um nariz de palhaço, e ficou ao lado de um guarda civil).

Jordi Pesarrodona, com o nariz de palhaço, ao lado de um membro da Guarda Civil - 20 de setembro de 2017

Jordi Pesarrodona, com o nariz de palhaço, ao lado de um membro da Guarda Civil – 20 de setembro de 2017

“A sentença foi uma tolice”

Em declarações à ACN, Pesarrodona disse que a sentença foi “uma tolice”. “Se eles me condenam, eles também devem condenar qualquer cargo público, funcionário ou vereador que votou 1-O. Eles condenam um povo inteiro“, argumentou.

Pesarrodona, que se manifestou na Plaça de Sant Jaume em Barcelona pela inabilitação do presidente da Catalunha, explicou que ainda não havia recebido a decisão interlocutória, e que não sabia quais eram os argumentos da sentença. O comediante afirmou que entrará com um recurso contra a sentença, e chegaria às instâncias necessárias.

Notícia relacionada: Nota da ANC sobre a inabilitação do presidente da Catalunha

Fonte: Vilaweb (adaptada)

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Compartilhar

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!