Juan Carlos ganhou mais de quatro milhões de euros desde que fugiu para Abu Dhabi

Mais publicações

O ex-rei espanhol Juan Carlos ganhou mais de quatro milhões de euros desde que fugiu para Abu Dhabi devido às questões judiciais relacionadas aos seus negócios obscuros. De acordo com o que foi adiantado pelo El Mundo, a principal fonte de renda foi a venda dos direitos para a produção de documentários sobre sua vida. Agora, também tem realizado tarefas de intermediação em operações comerciais.

Esses milhões de euros não são rastreáveis pela Agência Tributária espanhola, pois Juan Carlos é residente nos Emirados Árabes há quase cinco anos. Segundo o jornal, o dinheiro foi utilizado para que o ex-monarca quitasse empréstimos com empresários e aristocratas, que lhe permitiram pagar dívidas com a Fazenda.

Em 2021, Juan Carlos fez duas regularizações fiscais voluntárias, quando soube que estava sendo investigado por evasão fiscal devido a suas práticas corruptas. A mais significativa foi de 4,39 milhões de euros, referente a viagens privadas no valor de oito milhões pagas com fundos da fundação Zagatka, controlada por seu primo Álvaro d’Orleans. A outra foi de 680.000 euros por presentes do empresário mexicano Allen Sanginés-Krause, considerados como acréscimos patrimoniais não justificados.

Em 2022, o ex-rei recebeu uma sanção administrativa inferior a 500.000 euros por caças e presentes entre 2014 e 2018.

Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -