A candidata de En Comú Podem para as eleições catalãs de 14 de fevereiro, Jéssica Albiach, pediu à Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) para “parar de enganar”, e apostar em um governo de esquerda na Generalitat de Catalunya.
Em um comício na sede do grupo político, Albiach lamentou que os republicanos queiram “voltar a concordar com a direita”, referindo-se a Junts per Catalunya, e avisou que a formação liderada por Laura Borràs “tem sido, cada vez mais, um partido à la Donald Trump“. Da mesma forma, apelou ao PSC, de Salvador Illa, para que também se posicionasse, e criticou que, se não o fez, é “porque está à caça do voto dos cidadãos”. Por sua vez, a prefeita de Barcelona, Ada Colau, disse que, embora o ERC e o PSC “se excluam” em público, “realmente” não o fazem.
Coluna Punt de mira: Eleições na Catalunha: o que saber sobre elas?
Ada Colau: “Somente um governo de esquerdas é a alternativa”
A prefeita de Barcelona, reeleita graças aos votos de Manuel Valls, afirmou no comício que “somente um governo de esquerdas é a alternativa”. Para Jéssica Albiach, os cidadãos “não entenderiam” a repetição de um “desgoverno de Junts per Catalunya”. Assim, Albiach instou seus eleitores a votar, para que “as coisas não fiquem iguais”, e os cidadãos possam “respirar futuro”.