O exército de Israel está ligando para médicos e organizações internacionais para pedir que se preparem para a evacuação completa da cidade de Gaza. Em particular, os militares instam o pessoal médico e humanitário a se deslocar para o sul para poder atender os pacientes que chegam do norte no contexto dos ataques planejados pelo governo de Benjamin Netanyahu para ocupar a cidade.
A Organização das Nações Unidas (ONU) já alertou que atualmente são necessários entre 500 caminhões e 600 diários de ajuda humanitária e que com a intensificação da guerra “as coisas vão piorar”. “As autoridades israelenses não permitem a entrada de ajuda suficiente. Precisamos de ajuda em larga escala e distribuí-la de forma segura”, reivindica a ONU.
“Estou entrando em contato com você pela possibilidade de o exército (israelense) entrar na cidade de Gaza. Haverá uma evacuação completa de Gaza para o sul da Faixa”, disse um dos militares de Israel a um alto funcionário de saúde de Gaza em uma ligação que foi tornada pública hoje.
Essas ligações chegam um dia depois que o porta-voz militar de Israel, Effie Defrin, confirmou que os primeiros passos estão sendo dados para invadir a zona. “Iniciamos as ações preliminares e as Forças de Defesa de Israel (FDI) já ocupam os arredores da cidade de Gaza. A Brigada Nahal e a 7ª Brigada, sob o comando da 99ª Divisão, estão operando no terreno na zona de Zeitoun”, detalhou em uma declaração pública.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*