Inaugurado em São Paulo no dia 20 de outubro de 1998, o Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio volta às atividades nas redes sociais. A instituição, cujo presidente é Esteve Jaulent, é um dos pilares da difusão da cultura e língua catalã no Brasil, bem como a Associação Cultural Catalonia.
Além do fomento do intercâmbio cultural entre Catalunha e Brasil, o Instituto também se dedica à difusão de estudos filosóficos (com destaque para os estudos de Ramon Llull), à publicação de livros, revistas e vídeos relacionados a temas filosóficos e diálogos inter-religiosos, e à cooperação com entidades científicas, acadêmicas e culturais do Brasil e de outros países.
Vale a pena ler: Associação Cultural Catalonia abre matrículas para novo curso de catalão
O que significa o retorno do Instituto Raimundo Lúlio às atividades nas redes sociais?
A retomada das atividades do Instituto Raimundo Lúlio nas redes sociais reforça os trabalhos de divulgação da língua e cultura catalãs no Brasil. Atualmente, estas são as entidades / projetos que ajudam a promover língua, cultura, história e atualidade da Catalunha no Brasil:
- Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio (em São Paulo)
- Associação Cultural Catalonia (em São Paulo)
- Penya Barcelonista de São Paulo
- Escritório da Agência de Turismo da Catalunha (em São Paulo)
- Escritório Exterior de Comércio e Investimentos da Catalunha (em São Paulo)
- Centro Catalão de Natal (em breve)
- Aqui Catalunha
Redes sociais e canais do Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio
O Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência Raimundo Lúlio está presente nas seguintes redes sociais e canais:
Vale a pena ler: Crônica de uma viagem musical à época de Ramon Llull
Quem foi Ramon Llull?
Definir Ramon Llull em poucas linhas é uma tarefa bastante difícil. Entretanto, de maneira geral, podemos explicar que Ramon Llull (nascido em Mallorca por volta do ano de 1232) é considerado o maior nome da história da literatura catalã, e um dos maiores da literatura europeia. Autor de mais de 250 obras, escritas em catalão, occitano provençal, latim e árabe, Ramon Llull produziu incontáveis páginas de narrativa e poesia, além de obras místicas, científicas e, sobretudo, filosóficas.