Nesta semana, a Associação Cultural Catalonia divulgou o calendário de seu novo curso de catalão. A programação foi preparada para pessoas sem quaisquer conhecimentos da língua catalã, mas que desejam construir, em pouco tempo, uma sólida base de conversação básica.
Vale a pena ler: Netflix promete incluir 70 produções com dublagem e legendas em catalão a cada ano
Por que fazer o curso de catalão da Associação Cultural Catalonia?
A Associação Cultural Catalonia é uma das principais entidades de difusão de cultura e língua catalãs em toda a América Latina. Sob a presidência de Màrius Vendrell (ex-presidente da FIEC – Federação Internacional de Entidades Catalãs), a entidade, localizada em São Paulo, é a referência, no Brasil, para quem deseja aprender catalão e, consequentemente, conhecer a cultura da Catalunha.
Todos os anos, a Associação oferece aos seus alunos a oportunidade de fazer os exames de proficiência em língua catalã, do Instituto Ramon Llull. E, graças ao trabalho das professoras Lilian Busquets e Esther Vives, o histórico de alunos que conseguiram a aprovação nos exames de proficiência é muito positivo.
Além das aulas de catalão, os alunos têm acesso exclusivo ao grupo da Associação no aplicativo de conversas WhatsApp, por onde são informados, em primeira mão, sobre todas as novidades da instituição e a atualidade da Catalunha.
Vale a pena ler: As variantes dialetais da língua catalã
O que os alunos vão ganhar ao fazerem os cursos de catalão?
Uma das consequências e motores da aprendizagem de idiomas é o contato com falantes nativos da língua aprendida. Assim, os alunos de catalão da Associação Cultural Catalonia têm comunicação direta e frequente com diversos catalães, tanto os residentes no Brasil quanto os que moram na Catalunha e em outras partes do mundo. Vários deles, como não poderia ser de outra forma, estão no grupo da entidade no WhatsApp.
Uma vantagem especial derivada desse contato é a possibilidade de conversa com artistas e outras personalidades catalãs. No mês passado, por exemplo, o artista convidado foi o compositor e escritor Jordi Campoy. Recentemente, participaram a influenciadora e criadora de conteúdos audiovisuais Juliana Canet, e o escritor e ganhador de diversos prêmios literários Enric Larreula.
Além dessa vantagem, os alunos dos cursos da Associação Cultural Catalonia têm acesso a outras fontes de aprendizagem não divulgadas pela mídia tradicional em português. Um grande exemplo é a plataforma de filmes e séries em catalão, a Filmin.cat. Em língua portuguesa, essa informação foi publicada, em primeira mão, pelo portal Aqui Catalunha. Outras fontes de aprendizagem indicadas para os alunos são os portais de notícias da Catalunha. E, para quem quiser testar os conhecimentos de palavras em catalão, vale a pena experimentar o jogo Paraulògic.
Vale a pena ler: Vilaweb: história de sucesso do jornalismo em língua catalã
Que pessoas famosas falam o catalão como língua materna?
Ter referências pessoais também é uma excelente maneira de aprender uma língua. Assim, uma das perguntas feitas por quem quer aprender catalão é: “Que famosos falam catalão como língua nativa”?
Um deles é o atual treinador do time masculino do FC Barcelona, Xavi Hernández. O ex-jogador do time azul-grená é, reconhecidamente, um profissional que preza pela língua catalã em suas entrevistas.
Outra referência pessoal falante de catalão é Alexia Putellas, do time feminino de futebol do Barça. A catalã é a atual melhor jogadora de futebol da Europa e do mundo.
Cantores como o veterano Lluís Llach e a jovem Judit Nedderman também são falantes nativos de catalão bastante conhecidos. No cinema, vale a pena citar o filme Alcarràs, o primeiro produzido em língua catalã a ganhar o Festival Internacional de Cinema de Berlim.
Informações sobre o curso de catalão – Iniciação 1
O novo curso de catalão da Associação Cultural Catalonia começa a partir do nível de Iniciação 1. Ao todo, são quatro módulos: Iniciação 1, Iniciação 2, Básico 1 e Básico 2.
As aulas do primeiro módulo começam no dia 3 de maio, e terminam no dia 6 de junho. Por enquanto, essas aulas serão ministradas por meio da plataforma de videoconferência Zoom.
O curso, cujas inscrições devem ser feitas por meio da plataforma Sympla, emitirá um certificado para os alunos que tenham assistido a, no mínimo, 75% das aulas. Ao fazer a inscrição e completar o pagamento, os alunos receberão um email do Sympla com o link do Zoom para participar das aulas.
As aulas serão às terças e quintas, de 20h às 21h15. Ao todo, o módulo de Iniciação 1 terá carga horária de 17 horas e 30 minutos. Vale a pena mencionar, também, que cada turma terá capacidade máxima de 8 alunos.
As informações completas (como os dias específicos das aulas) estão na própria plataforma de inscrições. Em caso de dúvidas sobre os cursos, a Associação Cultural Catalonia disponibiliza os seguintes contatos:
- Instagram: https://www.instagram.com/catalonia.br/
- Site: https://www.catalonia.com.br
- Email: [email protected]
- WhatsApp: (11) 5549-3840
Vale a pena ler: Governo da Catalunha abrirá uma delegação no Brasil em 2022