A comunidade oficial de catalães de Bruxelas (Casal Català de Brussel·les) organiza, a partir deste mês de setembro, seu novo curso de aranês. A proposta da entidade conta com o apoio da Generalitat de Catalunya e do Conselh Generau d’Aran (órgão do governo e da administração de Vall d’Aran, uma das comarcas que integram a vegueria de Alt Pirineu i Aran).
Notícia relacionada: Tribunal Constitucional espanhol atenta contra o uso do aranês
Curiosidades sobre o aranês
Conforme apresentado na página do Departamento de Políticas Linguísticas do governo da Catalunha, o aranês é o nome dado à língua occitana na comarca de Vall d’Aran. A língua occitana, bem como a língua catalã, faz parte do grupo das neolatinas (como a português, a francesa, a italiana e a espanhola), e é uma das oficiais na Catalunha, além da catalã e da espanhola.
Para os interessados em normas ortográficas, o Departamento de Políticas Linguísticas do governo catalão disponibiliza um documento em formato PDF, voltado para o ensino das regras básicas do aranês.
Sobre a língua catalã nos chamados Países Catalães
O marco legal da língua catalã varia de território para território nos chamados Países Catalães (denominação usada em referência aos territórios integrantes de uma unidade geográfica, histórica, cultural e linguística de predomínio catalão). Tal como é explicado pelo Departamento de Políticas Linguísticas, “Andorra, Catalunha, Ilhas Baleares, País Valenciano, Catalunha do Norte, Franja de Ponent (também conhecida como Faixa de Aragão, região formada pelos cidadãos de Aragão que falam a língua catalã) e Alghero (cidade italiana localizada em Sardenha) tem diversos graus de regulação legal, que vão desde a oficialidade única do catalão (Andorra) até a não oficialidade (Catalunha do Norte, Franja de Ponent e Alghero), passando pela dupla oficialidade linguística (Catalunha, País Valenciano e Ilhas Baleares)”.
Publicação relacionada: As variantes dialetais da língua catalã
Assim, na Catalunha (com exceção da região de Vall d’Aran, onde a língua própria é o aranês) a língua catalã (bem como a língua catalã de sinais) é a única própria. A língua espanhola, oficial na Catalunha, como a catalã e a aranesa, adentrou com força no dia a dia dos cidadãos catalães a partir dos decretos da Nova Planta, que nada mais foram que um conjunto de leis sancionadas pelo rei Felipe V, após a Guerra de Sucessão Espanhola, que visavam, entre outras coisas, a imposição do ensino do castelhano nas escolas da Catalunha, em total detrimento do catalão.
Informações sobre as inscrições para o curso de aranês
O curso oferecido corresponde ao nível A1 (inicial). Para fazer a inscrição, envie um e-mail para [email protected]. As aulas são realizadas via ZOOM, a plataforma de videoconferência que muito sucesso tem feito neste período marcado pela pandemia da COVID-19, e tem sido o meio utilizado, também, pela Associação Cultural Catalonia, do Brasil.
A entidade, que completará 30 anos em São Paulo, está com inscrições abertas para sua terceira conferência, intitulada “Mais que um clube: o FC Barcelona na história recente da Catalunha“.
Notícia relacionada: Cataversum, novo canal de ensino de catalão para brasileiros