Os bombeiros declararam o incêndio na área do Polvorí de Girona como estabilizado por volta de três quartos para as cinco da tarde, o que obrigou a confinar os bairros da Fonte da Pólvora e as Pedreiras. O fogo começou por volta de dois quartos para as três da tarde em uma área de vegetação e a coluna de fumaça pôde ser vista de diferentes pontos da cidade. No local, até vinte e cinco equipes de bombeiros foram mobilizadas, cinco delas aéreas, que trabalharam para evitar o avanço das chamas. Também foram deslocados efetivos dos Mossos d’Esquadra e da Polícia Municipal.
A Proteção Civil enviou o alerta através do sistema EsAlert com a ordem de confinamento, pedindo aos moradores para fecharem portas e janelas e não saírem às ruas. Os bombeiros receberam o aviso às 14h34 e inicialmente dezesseis equipes terrestres e três aéreas foram deslocadas para o local, número que aumentou para vinte e cinco uma hora depois. Naquele momento, os bombeiros informaram que o incêndio estava evoluindo de forma ascendente em uma área florestal e que a prioridade dos meios aéreos e terrestres era atacar o flanco direito, para evitar que o fogo se abrisse em direção ao vale.
Na atualização pouco antes das quatro da tarde, os bombeiros destacaram que estavam trabalhando intensamente nesse flanco, onde o incêndio estava gerando focos secundários. A Prefeitura de Girona ativou o plano INFOCAT em fase de emergência e às 15h36 a Proteção Civil enviou o alerta EsAlert com a ordem de confinamento para os celulares dos moradores da Fonte da Pólvora e as Pedreiras. No comunicado, foi solicitado fechar portas e janelas, não sair às ruas e seguir as indicações das autoridades.
Em um tweet, o prefeito Lluc Salellas agradeceu o trabalho das equipes de emergência, que continuarão umedecendo a área para evitar reacendimentos. “Pedimos muita precaução hoje e todos os dias neste ponto das Gavarres, e em qualquer outro lugar da cidade”, solicitou Salellas.
Envio Es-Alert para o incêndio de vegetação na Fonte da Pólvora (Girona)
Ordem de confinamento no bairro da Fonte da Pólvora e urbanização as Pedreiras
Fechem portas e janelas, não saiam às ruas e sigam as indicações das autoridades https://t.co/GvBD9u5tYV pic.twitter.com/SWakYo3X8U
— Proteção civil (@emergenciescat) 4 de julho de 2025
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.