O Departamento de Políticas Digitais do governo da Catalunha trabalha para implantar o modelo eletrônico de votação. A primeira experiência foi vivida, com êxito, nas eleições sindicais do corpo técnico e administrativo da Generalitat de Catalunya, na semana passada. O objetivo, a partir de agora, é que todos os processos eleitorais sejam caracterizados pelo voto eletrônico. Atualmente, está em tramitação um decreto para a implantação desse tipo de votação nas futuras eleições sindicais, bem como em outros certâmens eleitorais da Administração da Generalitat. Além disso, o Parlamento da Catalunha está tramitando um projeto de lei que permitirá o voto eletrônico de todos os cidadãos catalães residentes no exterior.
Êxito nas eleições sindicais
De acordo com o governo catalão, a votação eletrônica nas eleições sindicais da Generalitat apresentou bons resultados, e deverá ser a base dos futuros pleitos. O governo pretende implantar a “cultura do voto eletrônico”, pois acredita que “aumentará a participação dos trabalhadores”, além de garantir a “eficiência logística” (menos materiais impressos, mesas eleitorais físicas, equipe de gestão e intervenção etc).
Nas eleições sindicais, os trabalhadores votaram de maneira voluntária, e puderam fazê-lo por meio de seus tablets e celulares próprios, com todas as garantias de segurança e privacidade.
Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha
O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.