O governo da Catalunha aprovou um decreto que altera o regime jurídico das entidades esportivas, e que permite o voto por correio e o voto eletrônico nos processos eleitorais dos conselhos de administração e presidentes dessas entidades. A alteração, portanto, vai permitir o voto por correio nas eleições para a presidência do FC Barcelona, adiadas para 7 de março, mas não o voto eletrônico, uma vez que o processo eleitoral já começou.
Os três candidatos nas eleições do FC Barcelona – Joan Laporta, Víctor Font e Toni Freixa – chegaram a um acordo com a comissão gestora do clube para suspender as eleições, que estavam marcadas para o próximo domingo, 24 de janeiro. O adiamento foi feito devido ao atual confinamento municipal, à falta de disponibilidade de locais para votar, e à falta de organização dos gestores do clube para facilitar a votação dos sócios-torcedores.
Membros da candidatura de Laporta, no entanto, insistem que as eleições devem ser realizadas “o mais rápido possível”. Seu chefe de imprensa, Àlex Santos, pede o esclarecimento das dúvidas pendentes e a cobertura jurídica para evitar impugnações.
* Texto traduzido e adaptado ao português, espanhol e inglês a partir da publicação de Vilaweb.