Na manhã desta segunda-feira, Victòria Alsina, representante do Departamento de Ação Exterior do governo catalão, anunciou o plano de expansão da presença catalã institucional ao redor do mundo. Neste ano, o governo da Catalunha abrirá uma delegação no Brasil e em outros países.
Vale a pena ler: Puigdemont anuncia a criação de uma Rede Diplomática Internacional da Catalunha
“Ampliar a capacidade de incidência internacional da Catalunha”
Além da delegação do governo catalão no Brasil, especificamente em Brasília, o plano de expansão institucional inclui a abertura de delegações, em 2022, em mais cinco países: Japão, Coreia do Sul, Senegal, África do Sul e Andorra.
De acordo com Victòria Alsina, a criação de novas delegações é “a melhor maneira de preparar a Catalunha para ser um Estado”, e “para que essa preparação seja feita, é preciso começar a agir como Estado, como se fosse”. A escolha desses novos países teve por base, sobretudo as relações histórico-culturais e econômicas com a Catalunha. Também levou-se em consideração a presença de comunidades catalãs e as relações institucionais do governo catalão com esses países.
Com a abertura das seis novas delegações, a Catalunha passará a ter 20 representações governamentais ao redor do mundo. No continente americano, a Catalunha possui delegações nos Estados Unidos, no México e na Argentina.