Governo catalão aprova plano de políticas de igualdade de gênero

Mais publicações

Em comunicado à imprensa, o governo catalão anunciou um plano estratégico de políticas de igualdade de gênero, que requererá um investimento de 72,5 milhões de euros. O plano, que servirá para dar impulso à transversalidade da perspectiva de gênero, é dividido em 6 eixos de ação, 21 objetivos estratégicos, 10 objetivos operativos e 326 atuações. Ele dá cumprimento à Lei 17/2015, de 21 de julho, sobre a igualdade efetiva entre homens e mulheres, e à Lei 5/2008, de 24 de abril, sobre a erradicação da violência machista.

Notícia relacionada: Governo da Catalunha investe € 30 milhões no sistema de saúde

Eixos e objetivos do plano de igualdade de gênero

O primeiro eixo das políticas de igualdade de gênero implementadas pelo governo da Catalunha tem por objetivo “promover a coeducação e os valores e modelos igualitários”. Por meio da educação, será buscada a eliminação de estereótipos culturais de gênero, que contribuem para uma desigualdade na avaliação dos papéis do homem e da mulher na sociedade. Um desses papéis está ligado ao mundo laboral, foco do segundo eixo. O principal objetivo, aqui, é “promover a igualdade de gênero na distribuição de tarefas domésticas, e a igualdade de tratamento e de oportunidades no âmbito laboral”.

A prevenção e erradicação da violência contra a mulher faz parte do terceiro eixo. Entre os objetivos, estão a “melhora da detecção e identificação de situações de risco e de existência de agressões machistas”, a “ampliação da rede de atenção e recuperação integral a todas as mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência machista”, e o “incentivo à capacitação de equipes profissionais e à pesquisa sobre violência machista”. No quarto eixo, o “empoderamento pessoal e coletivo das mulheres” é um dos principais objetivos. Para que ele seja alcançado, ganharão especial atenção o “incentivo ao talento e empreendedorismo das mulheres em todos os âmbitos profissionais”, especialmente naqueles onde a participação masculina é “amplamente superior”.

O quinto e sexto eixos visam, respectivamente, “valorizar as contribuições femininas na construção, manutenção, transformação da sociedade e conquistas de liberdades, a fim de que sua subvalorização histórica seja superada, e de que seja uma referência para as gerações atuais e futuras”, e “situar a igualdade efetiva entre homens e mulheres no centro das políticas de progresso e bem-estar, que deverão contribuir para a construção de uma sociedade avançada em relação aos valores cívicos”.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

- Publicidade -

Notícias recentes no portal

- Publicidade -