Governo catalão apresenta um portal de informações sobre o Brexit

Nesta semana, a Generalitat de Catalunya apresentou um portal de informações sobre o Brexit, a fim de que cidadãos e empresas estejam mais preparados para as consequências – incertas – dessa mudança no cenário europeu. Foram disponibilizadas duas vias de acesso informativo: o site http://exteriors.gencat.cat/ca/ambits-dactuacio/afers_exteriors/ue/brexit/ e o e-mail brexit.exteriors@gencat.cat.

Uma iniciativa em meio à incerteza

Alfred Bosch, secretário do Departamento de Relações Exteriores do governo catalão, disse, durante a apresentação, que “há 19 mil cidadãos de origem britânica na Catalunha, e 19 mil catalães residentes no Reino Unido”. Para tirar as dúvidas sobre o Brexit, “um cenário de incerteza”, como afirmou Bosch, o governo tomou a iniciativa de criar um portal com informações sobre “a situação atual e o que pode significar o Brexit”, explicou. De acordo com o secretário, “o governo da Catalunha deve estar preparado para o impacto do Brexit, seja qual for”. Bosch admitiu, também, a existência de “uma grande inquietação por parte dos britânicos residentes na Catalunha”.

A secretária do Departamento de Empresa e Conhecimento do governo, Àngels Chacón, disse que o novo portal tem por objetivo “oferecer assistências às empresas durante a reflexão e preparação de seus planos de atuação, para que, desde o primeiro minuto, estejam prontas e sejam competitivas”. Em relação ao Reino Unido, Chacón explicou que “é o quinto maior parceiro comercial da Catalunha, e o segundo lugar de onde mais chegam turistas. É um dos principais sócios da Catalunha em diversos campos, e queremos manter isso”.

O que pode ser visto no portal?

Quem visitar a página, encontrará dados sobre os possíveis efeitos do Brexit em relação a vários âmbitos, respostas para as dúvidas mais frequentes, e informação de contato para cidadãos e empresas. Números sobre possíveis impactos do Brexit para a Catalunha também são expostos no portal.

O ato de apresentação do portal informativo sobre o Brexit contou com as participações de Alfred Bosch, Àngels Chacón, do cônsul-geral do Reino Unido na Catalunha (Lloyd Milen), da diretora geral de Relações Exteriores (Mireia Borrell), da diretora geral de Análise Econômica (Marta Curto), do secretário delegado de ACCIÓ (Joan Romero), e do diretor da Representação da Comissão Europeia em Barcelona (Ferran Tarradellas).

 


 

Participe do financiamento coletivo do portal Aqui Catalunha

O Aqui Catalunha é o primeiro jornal brasileiro exclusivamente dedicado à Catalunha. O trabalho diário com pesquisas e publicações é exigente, e a única fonte financeira deste jornal é a base de leitores que participam do financiamento coletivo. Com a sua colaboração, o Aqui Catalunha fará mais e melhor pela informação sobre a Catalunha, exclusivamente para os leitores de língua portuguesa. Saiba, aqui, como colaborar. O Aqui Catalunha acredita que leitores vanguardistas merecem um jornal de vanguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *