Pela primeira vez, um filme catalão – e produzido em língua catalã – ganha o prêmio Urso de Ouro, no Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme Alcarràs, dirigido por Carla Simón, retrata o quotidiano da vida agrícola nesse município de Lleida, que dá nome à produção.
Concretamente, o filme narra a história de uma família que se dedicava à colheita de pêssegos. Entretanto, o negócio familiar foi prejudicado por uma novidade: a utilização das terras, por parte de seu proprietário, para a instalação de placas solares. Um modelo de negócio mais lucrativo em detrimento da sobrevivência das famílias humildes do campo.
Vale a pena ler: FilminCAT, a plataforma de filmes e séries em catalão
Um filme com atores não profissionais
Alcarràs é uma produção integrada por atores não profissionais. O processo de seleção dos atores durou um ano, e contou com cerca de 9 mil candidatos, que eram moradores locais. Esses atores receberam o agradecimento de Carla Simón na entrega do prêmio Urso de Ouro, na noite desta quarta-feira.
Em seu discurso após a premiação, a Carla Simón também dedicou o filme à sua família, cuja parte se dedica à colheita de pêssegos em Alcarràs. Em relação às famílias que se dedicam ao mundo agrícola, a diretora catalã agradeceu por “cultivarem a terra diariamente”, o que permite que “as frutas cheguem aos nossos pratos”. Finalmente, Simón reivindicou o trabalho na agricultura como “uma forma de resistência”.
🔴 Carla Simón, en rebre l’Os d’Or per “Alcarràs”: "No m'ho puc creure. Gràcies a l'equip i a la meva família. Voldria dedicar aquest premi a les petites famílies de pagesos que treballen la terra cada dia." https://t.co/ogORuulQZH pic.twitter.com/8wQ3q6Z51j
— 324.cat (@324cat) February 16, 2022