Impressionante. Esse é um dos melhores adjetivos para este domingo esportivo catalão: o Girona volta à Primeira Divisão no futebol e no basquete. Uma verdadeira festa na Catalunha é aguardada.
Após duas tentativas fracassadas, em que havia estado muito perto de voltar à Primeira Divisão, o time de futebol voltará a receber as melhores equipes da Liga espanhola em casa, o Estádio Montilivi. No basquete, o Girona volta à divisão mais importante do basquete espanhol depois de 14 anos.
Vale a pena ler: Festa do futebol em Girona: Catalunha 6 – 0 Jamaica
Uma conquista de uma equipe que nunca se rende
“Nunca se deve render”. Essas foram as palavras de Stuani, autor do primeiro gol do Girona na final, e maior artilheiro da história do time catalão.
As palavras do atacante uruguaio também marcaram os discursos de seus companheiros, após o jogo. Arnau, autor do terceiro gol catalão, contou à imprensa que o treinador da equipe, Míchel, pediu ao time para que “continuasse acreditando em si mesmo”, e que “fizesse de tudo para que o Tenerife não marcasse um gol nos primeiros minutos da partida”, para que “não complicasse o objetivo” do Girona.
De fato, o Girona soube manter a posse e o equilíbrio durante o primeiro tempo. O primeiro gol do jogo, marcado por Stuani, de pênalti, foi um prêmio ao esforço e bom jogo dos catalães. Entretanto, o Tenerife começou melhor o segundo tempo, e igualou o placar aos 59 minutos.
No Twitter, diversos usuários se perguntaram se o Girona, com o gol sofrido, voltaria a falhar em sua tentativa de voltar à Primeira Divisão do futebol espanhol. Felizmente, o time catalão nunca se rende, e aos 70 minutos, um gol contra do Tenerife desfez o empate. O Girona estava a pouco mais de 20 minutos da glória, confirmada aos 80 minutos, com o gol de Arnau.
Após os 9 minutos de acréscimo e dois anos de tentativas, jogadores e torcedores do Girona puderam, finalmente, gritar: “Somos equipe de Primeira!“
FINAAAAAAAAAAAAAAL!
Hem TORNAT! 🙌 🔴⚪️ #GironaÉsDePrimera pic.twitter.com/wbq70jyh8C
— Girona FC (@GironaFC) June 19, 2022
Marc Gasol lidera o Bàsquet Girona na volta à divisão principal do basquete espanhol
Marc Gasol, irmão mais novo de Pau Gasol, liderou a volta do Bàsquet Girona à divisão principal do basquete espanhol. A final, disputada nesse domingo, foi vencida pela equipe catalã por 66 a 60.
O retorno do Bàsquet Girona à primeira divisão do basquete espanhol acontece 14 anos depois de sua última participação na elite. Agora, a equipe de Girona, na próxima temporada, jogará contra equipes como Barcelona, Joventut de Badalona, Bàsquet Manresa e València Basket.
GIRONA, HO HEM PETAT! 💥
SOM D’ACB! 🤩🔥#HoHemPetat pic.twitter.com/FSAl35o0F9
— Bàsquet Girona (@BasquetGirona) June 19, 2022