Com os problemas causados pela pandemia da COVID-19, a programação dos eventos, de todas as naturezas, foi alterada. Excepcionalmente, em 2020, a realização da Diada de Sant Jordi não acontecerá em 23 de abril, mas sim em 23 de julho. A decisão foi tomada nessa segunda-feira, após acordo entre a Cambra del Llibre de Catalunya (formada por associações de editores, vendedores de livros, distribuidores e gráficas) e o Gremi de Floristes (integrada por todas as empresas catalãs que trabalham, legalmente, com flores e plantas naturais e/ou artificiais).
De acordo com o anúncio publicado pelas duas entidades, há a “consciência de que, em 23 de julho, as medidas de distância social ainda estarão vigentes”. Entretanto, ambas se comprometem a “encontrar, junto às administrações públicas e autoridades sanitárias, fórmulas e cenários mais adequados para realizar o festival da melhor maneira possível”. Apesar da definição da data, e com base no comunicado, ainda não há informações precisas sobre o formato da festa do livro e da rosa.
Em abril, atividades virtuais para Sant Jordi
Como ainda não será possível que milhares de pessoas saiam às ruas, diversas atividades literárias têm sido propostas para que a Diada de Sant Jordi, tão simbólica para os catalães, aconteça em 23 de abril. De modo virtual, logicamente, como leituras de contos, concursos de poesias e vendas de livros.
Mais de 30 livrarias aderiam ao manifesto #SantJordiEtsTu. Essas livrarias estão aceitando encomendas, mas se comprometeram a não fazer as entregas enquanto a situação sanitária não melhorar. Por outro lado, algumas editoras independentes, em situação ainda mais difícil, fazem um apelo para que as pessoas continuem a comprar livros – à distância. Essa campanha pode ser encontrada pela inserção do hashtag #DesconfinemElsLlibres.
Diversas floriculturas, elementos essenciais no Sant Jordi, criaram a campanha #rosadesantjordiacasa, que tem por objetivo estimular a venda de rosas em domicílio. Em nossa primeira edição da revista digital NOU DIA, vocês poderão ver outras campanhas semelhantes, e não apenas relacionadas a Sant Jordi.