O líder do PP, Alberto Núñez Feijóo, anunciou a nomeação de Miguel Tellado, atual porta-voz parlamentar no congresso espanhol, como novo secretário-geral do partido, em substituição a Cuca Gamarra. A mudança será formalizada durante o congresso do partido que acontecerá neste fim de semana em Madrid.
Feijóo também adiantou em uma entrevista à Antena 3 que a deputada leonesa Ester Muñoz, atual vice-secretária de Saúde e Educação, será a nova porta-voz no congresso.
Na segunda-feira, Gamarra já havia confirmado que deixará a secretaria-geral do PP, cargo que ocupava desde o congresso de abril de 2022, que coincidiu com a saída de Pablo Casado. No entanto, continuará fazendo parte do comitê de direção do partido, provavelmente liderando a área de Justiça.
“É hora de mudança e peço mudança”, afirmou Gamarra em uma coletiva de imprensa, onde defendeu a “necessidade” de que a “estrutura do partido se adapte aos desafios que o PP tem pela frente”, em resposta aos “graves fatos” relacionados à corrupção do PSOE.
Com essa nova estrutura, Feijóo confia em Tellado como seu número dois no PP, cargo que terá o objetivo de preparar o partido para os próximos pleitos eleitorais. Em 2026, haverá eleições em Castela e Leão e Andaluzia.
Quando Feijóo foi eleito presidente do PP em abril de 2022, apostou em Tellado como vice-secretário de Organização, cargo que deixou em novembro de 2023 para assumir o de porta-voz no congresso.
Tellado é uma das pessoas de máxima confiança de Feijóo. Na verdade, ele foi seu secretário-geral no PP galego entre 2016 e 2022, enquanto presidia a Xunta da Galícia.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.