O Col·legi d’Arquitectes de Catalunya informou esta manhã que o arquiteto barcelonês Manel Gausa faleceu hoje aos sessenta e seis anos. Gausa também era vice-presidente do Consell Assessor per al Desenvolupament Sostenible da Generalitat de Catalunya. Autor de projetos premiados internacionalmente, também era articulista e autor e coautor de diferentes publicações sobre arquitetura.
Lamentamos a morte de Manel Gausa, dr. arquiteto e vice-presidente do Consell Assessor per al Desenvolup. Sostenible da @gencat. Diretor da Escola de Doutorado em Arquitetura da Univ. Gênova. Autor de projetos premiados internacionalmente. Ex-diretor de Quaderns. #DEP pic.twitter.com/qL1GqCTfWT
— Col·legi d’Arquitectes de Catalunya (@COACatalunya) 23 de agosto de 2025
Ao longo de sua trajetória, Gausa foi cofundador da editora de arquitetura Actar juntamente com Ramon Prat. Ele dirigiu a revista Quaderns d’Arquitectura i Urbanisme entre 1991 e 2000 e também foi cofundador do Institut d’Arquitectura Avançada de Catalunya (IAAC). No âmbito internacional, desde 2014, foi professor de arquitetura e paisagismo na faculdade de arquitetura da universidade de Gênova (UNIGE), onde também coordenava um doutorado em arquitetura e design e um laboratório de pesquisa urbana e territorial.
*Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.*