O secretário do Interior do governo espanhol durante a presidência de Mariano Rajoy, Francisco Martínez, foi detido hoje pela polícia no âmbito de uma causa secreta que está sendo instruída pela Audiência espanhola.
No âmbito da operação policial desenvolvida hoje, houve outras três detenções além da de Martínez, incluindo a do hacker José Luis Huertas, conhecido como Alcasec, e a do youtuber Álvaro Martín, residente em Andorra, onde foi detido. Estão sendo investigados supostos crimes de lavagem de dinheiro, descoberta e revelação de segredos, apropriação e cessão de dados reservados. Os detidos supostamente se dedicavam à exfiltração de dados de entidades públicas e privadas, que posteriormente comercializavam e lavavam os lucros.
Houve diferentes buscas e apreensões em residências tanto em Madrid quanto em Andorra. É previsto que pelo menos três dos detidos compareçam perante a justiça na quinta-feira. Quanto à pessoa detida em Andorra, as autoridades espanholas terão que solicitar sua extradição.
“Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.”