Widget Image
19/09/2021

Ex-presidente espanhol envia mensagem a bispos e empresários

Ex-presidente espanhol envia mensagem a bispos e empresários

A concessão dos indultos aos líderes independentistas causou grande rechaço tanto no movimento independentista catalão quanto nos partidos da direita e extrema-direita espanhola. Hoje, no fechamento de um curso sobre liderança, em Madrid, o ex-presidente espanhol José María Aznar, do Partido Popular, ameaçou bispos e empresários por apoio aos indultos concedidos pelo governo do socialista Pedro Sánchez.

Para o ex-líder do governo da Espanha, o que os empresários disseram no Círculo de Economia e os bispos da Conferência Episcopal de Tarragona opinaram sobre os indultos “é para anotar, guardar na cabeça e não esquecer“. Os indultos, de acordo com esses empresários e bispos, são uma ferramenta “útil” e “essencial” para a “recuperação da boa convivência” entre as sociedades catalã e espanhola.

Vale a pena ler: Pedro Sánchez: “A democracia espanhola mostrou sua força e capacidade de resolução de conflitos”

“Os espanhóis estão cansados de ser humilhados”

José María Aznar não se limitou apenas a ameaçar os empresários e bispos que apoiaram os indultos. O ex-presidente espanhol lamentou que “os espanhóis estão cansados de ser humilhados”, e que “não estão dispostos a continuar assim”.

As palavras do membro do Partido Popular foram dirigidas ao atual governo espanhol, liderado por Pedro Sánchez. Aznar disse que o presidente socialista “chegou ao poder graças ao apoio de separatistas e ex-terroristas”, em referência ao partido Esquerra Republicana de Catalunya e à coligação basca Euskal Herria Bildu.

Vale a pena ler: TEDH condena Espanha por violar a liberdade de expressão de dirigente basco

Além disso, o ex-presidente espanhol afirmou que “o governo de Pedro Sánchez está arruinando a imagem da Espanha na Europa“, e que os indultados “deveriam continuar na prisão“, já que foram responsáveis por um “golpe de Estado”. O “golpe de Estado” mencionado por José María Aznar foi a convocação unilateral do referendo de autodeterminação na Catalunha, em 2017. As ações espanholas contra o independentismo catalão, entretanto, foram questionadas no Conselho da Europa, nesta semana.

Vale a pena ler: Aniversário de 4 anos do anúncio oficial do referendo de autodeterminação

Colabore com o Aqui Catalunha
Com a sua doação, na quantia que desejar, teremos condições de melhorar o nosso serviço informativo e, portanto, de te proporcionar uma experiência única em nosso portal de notícias sobre a atualidade catalã.

CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Cadastre-se para receber as novidades do Aqui Catalunha

Produtos da CatalunhaLivros e outros acessórios digitais

O Aqui Catalunha, em produção com Catalunha Letras, tem uma linha de produtos própria e digital. Confira!