Hoje, 20 de setembro, estreia na Netflix mais um sucesso da televisão da Catalunha: Les de l’hoquei (em português, será exibida com o nome Minas do Hóquei). Depois do sucesso de produções como Polseres Vermelles e Merlí, a nova série, que foi líder de audiência em sua única temporada na TV3, mostrará ao público a luta de sete garotas e uma treinadora para salvar o futuro de sua equipe, à beira do desaparecimento. Além do esforço para manter o Club Patí Minerva em atividade, a série apresentará os conflitos que caracterizam, em geral, a vida dos adolescentes. Dilemas ligados à família, às relações com os amigos, à identidade sexual, aos estudos e até mesmo ao tema da imigração estão presentes nos 13 episódios da série catalã.
Seja assinante do Aqui Catalunha
Minas do Hóquei chega ao público internacional depois de um caminho meteórico. Estreou na televisão catalã em 29 de abril deste ano, e no mês de julho, foi agraciada pela Associació de Dones Cineastes i de Mitjans Audiovisuals (CIMA) com o Premi CIMA TV, um reconhecimento ao empoderamento feminino presente na série. O que os espectadores verão será uma boa aproximação da realidade de muitas equipes esportivas femininas na Catalunha, ainda vistas com certo preconceito. A série, portanto, também representa uma denúncia ao problema social.
A ideia para a concretização do projeto surgiu em 2016, a partir da apresentação de um trabalho final de graduação feito por quatro alunas de Comunicação Visual da Universitat Pompeu Fabra. De acordo com uma das coordenadoras do curso, “foi a primeira vez, na universidade, que um trabalho final se torna o embrião de uma série televisiva”. A produção conta com muitas caras novas na TV3, mas também com algumas bem conhecidas pelo público catalão, como Nil Cardoner, que interpretou Roc em Polseres Vermelles.
Les de l’hoquei (Minas do Hóquei) tem dublagens em inglês e espanhol, e cada episódio tem duração de 50 minutos.
Loja virtual do Aqui Catalunha