Escola Valenciana manifestou em um comunicado seu apoio à Acadèmia Valenciana de la Llengua (AVL) e rejeitou as políticas de ódio e discriminação da língua catalã representadas pelo acordo do PP e Vox para o orçamento da Generalitat deste ano. Para a entidade, as medidas anunciadas pelo governo valenciano nos últimos dias, como os cortes na AVL e nas subvenções para promoção do catalão, atentam contra o bem-estar social, os direitos humanos e os valores democráticos.
A pressão do partido de extrema-direita Vox para aprovar o orçamento da Generalitat fez com que o PP aprovasse suas emendas. Assim, a AVL terá um corte de cerca de 700.000 euros, destinados principalmente para reabilitar a sede da entidade separatista Lo Rat Penat e para realizar cursos de história do “Reino de Valência” em quatro municípios.
“Diante de um governo empenhado em acuar o valenciano atacando uma entidade reconhecida no Estatuto de Autonomia como a Acadèmia Valenciana de la Llengua, a Escola Valenciana não pode se calar. A aprovação de leis que enfraquecem o ensino em valenciano, a imposição de consultas que questionam direitos já consolidados, os discursos que alimentam o medo e o desprezo, e os cortes econômicos na promoção e cuidado da língua, nos obrigam a nos levantarmos com mais firmeza do que nunca. O valenciano não é um problema: é uma riqueza. E defendê-lo não é uma opção, é uma responsabilidade”, disseram.
Por isso, diante desse novo ataque, eles fazem um apelo a todos para se levantarem pela língua e continuarem lutando para manter viva a língua catalã. A entidade avisou que não renunciariam a nenhum de seus objetivos, e que continuariam trabalhando para que o catalão seja uma língua de futuro, de coesão e de estima. “Continuaremos tecendo redes, fortalecendo o país e fortalecendo uma sociedade mais livre, mais justa e mais enraizada. E faremos isso sempre com a cumplicidade de entidades científicas e acadêmicas, que estiveram e continuam ao nosso lado. E sempre contra o fascismo”, concluíram.
Este texto é uma tradução do artigo original publicado em Vilaweb, utilizado para fins informativos.