Marta Vilalta, secretária geral de ERC (Esquerra Republicana de Catalunya), descartou um governo apenas com os Comuns (do bloco En Comú Podem). As palavras de Vilalta, em entrevista à RTVE, foram ditas um dia após o porta-voz de Unides Podem no Congresso espanhol, Jaume Asens, dizer que “lhe agradaria ver um governo catalão liderado por ERC e Comuns, com a abstenção do PSC”. Para Vilalta, a “prioridade” é que ERC governe com JxCat (Junts per Catalunya), CUP e os Comuns.
Vale a pena ler: Congresso espanhol derruba proposta de negociação de referendo catalão
Reunião com Junts per Catalunya, pendente
A secretária geral de ERC não definiu quando será a primeira reunião com Junts per Catalunya para formação de governo, mas disse acreditar que “JxCat aceitará participar da negociação com o Estado espanhol”, definida por Vilalta como “uma das prioridades de ERC”.
Resultado das eleições catalãs com o voto exterior
Nessa quinta-feira, foi divulgado o resultado das eleições catalãs após os votos dos catalães residentes no exterior terem sido contabilizados. No total, as forças independentistas venceram com 51,7% dos votos. Os números que, pela primeira vez, permitiram aos partidos a favor da independência da Catalunha superar os 50%, poderiam ter sido maiores. Durante o período de campanha eleitoral, a FIEC (Federació Internacional d’Entitats Catalanes) publicou um comunicado sobre o baixíssimo número de catalães que conseguiram solicitar o voto: 6,2%.