A empresa catalã Zonair 3D é a primeira no mundo a usar nanofibras para combater a COVID. Mais especificamente, trata-se de uma tecnologia aplicada aos purificadores de ar desenvolvidos pela empresa. De acordo com Zonair 3D, a chave do êxito da tecnologia de nanofibras no combate ao coronavírus está na composição: “É uma tecnologia formada por nanofibras com íons de zinco que desativam o vírus, bloqueando sua capacidade de dispersão pelo ar”, comunicou a empresa ao portal Via Empresa.
Vale a pena ler: Pequenas empresas catalãs que deixaram sua marca nas Olimpíadas do Rio de 2016
Para o CEO da empresa, Xavier Trillo, “ser a primeira empresa no mundo a incorporar esse exclusivo nanomaterial é um reflexo do compromisso de levar ar puro e de qualidade para mais pessoas, e uma necessidade cada vez mais evidente por causa da pandemia e, sobretudo, pelo impacto da contaminação”. Além do inovador uso dessa tecnologia, Zonair 3D se tornou distribuidora autorizada das máscaras Proveil, que incorporam a tecnologia com nanofibras.
Zonair 3D atua como fornecedora de soluções de ar limpo para empresas de várias partes do mundo. Situada no município de Caldes de Montbui, a 25 km de Barcelona, Zonair 3D teve 95% de sua faturação oriunda das exportações. Entre seus clientes, estão a ONG Médicos Sem Fronteiras, todas as lojas Louis Vuitton (uma delas está situada no Brasil), a gigante chinesa Carrier (de fato, a China é uma das principais importadoras das soluções desenvolvidas pela empresa catalã), e outras regiões do planeta. Entre personalidades que também se beneficiam dos produtos desenvolvidos pela Zonair 3D, está o espanhol Rafael Nadal.
De acordo com matéria também publicada no portal Via Empresa, a Zonair 3D conta com sessenta trabalhadores em fábrica e uma rede de mil distribuidores. Além de sua sede, em Caldes de Montbui, possui duas filiais em Granollers.